Mais
×

Os efeitos da bupropiona em cães

Atualizado em 21 novembro, 2016

Prescrita como um antidepressivo e como auxiliar no ato de parar de fumar, a bupropiona é uma medicação humana que deve ser armazenada de maneira segura, fora do alcance do seu animal. Dentre os nomes comerciais, estão: Wellbutrin e Zyban. A substância é de rápida absorção e causa inúmeros problemas fisiológicos em cães. Se seu animal ingeriu esse remédio, contate imediatamente seu veterinário.

Guarde todas as medicações onde seu cachorro não tenha acesso (street dog image by Cherry-Merry from Fotolia.com)

Vômito

Devido à rápida absorção da substância, o vômito pode ocorrer logo depois da ingestão. A quantidade ingerida determina quão rápido e quanto o cão vomitará. Os efeitos colaterais das variedades de ação prolongada se apresentarão mais devagar e durarão mais. Após o consumo, os cães podem começar a vomitar dentro de uma a quatro horas. Se você não tiver certeza de que a bupropiona é a culpada, coloque luvas e verifique se no vômito existem comprimidos não dissolvidos. Mesmo se não houverem pílulas presentes ali, consulte o veterinário, uma vez que podem ter sido dissolvidas.

Problemas respiratórios

Outros sintomas comuns da ingestão da substância é a dispnéia, um termo clínico para dificuldade respiratória ou respirações curtas. Esse sintoma estará aparente apenas depois que a bupropiona passou pelo estômago e entrou no intestino delgado, onde será absorvida pela corrente sanguínea. Se seu cão tiver com dificuldade em respirar, o tratamento veterinário imediato é necessário.

Falta de coordenação

Ataxia é o nome clínico para falta de coordenação. O consumo da substância em questão pode fazer com que seu cachorro tropece ou caia quando tentar andar. O animal pode andar pelas paredes ou nos móveis e parecer desorientado. Contate seu veterinário. Uma ajuda será necessária para colocá-lo e tirá-lo de dentro da casinha ou do seu carro, tendo que ser carregado até o hospital. O veterinário começará um tratamento imediato.

Tremores

Os tremores envolvem uma tremedeira involuntária dos músculos corporais do animal. O sintoma pode aparecer dentro de uma a quatro horas depois do consumo. Pode levar mais tempo se a bupropiona de ação prolongada foi ingerida. Sem tratamento, os tremores podem levar a convulsões. O cão pode, repentinamente, cair no chão, ficar completamente rígido e com as pernas esticadas. Imediatamente após a rigidez, o cão poderá tremer violentamente e perder o controle da bexiga e dos intestinos. Ele não será responsável por isso durante a convulsão. Para evitar machucar o animal e você mesmo, durante a crise, não tente segurá-lo ou alcançar a boca dele. O tratamento veterinário imediato é necessário se esses sintomas estiverem presentes. Não conseguir o cuidado adequado pode resultar em coma ou morte.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article