×
Loading ...

Efeitos do cal e alumínio na purificação de água

Atualizado em 17 abril, 2017

O tratamento da água requer muitos produtos químicos para atingir o objetivo de deixá-la pura. Esses produtos removem as substâncias indesejadas da água, destroem bactérias perigosas e ajudam a evitar cáries nos dentes e a manter as tubulações das casas sem corrosão.

Dois dos muitos produtos químicos usados no processo de purificação da água são o cal e o alumínio.

São necessárias muitas substâncias químicas para purificar a água (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

Processo de purificação da água

O processo da purificação de água, na maioria dos lugares, tem seis passos: coagulação/floculação, sedimentação, filtração, estabilização, fluoretação e cloração. O sulfato de alumínio é adicionado à água que chega à empresa de purificação durante a coagulação/floculação. Adicionar o cal hidratado é o próximo passo, que ocorre durante a sedimentação.

Loading...

Sulfato de alumínio

A fórmula química do sulfato de alumínio é Al2(SO4)3. Frequentemente, ele é conhecido como filtro de alúmen. Na purificação da água, uma mistura de 48% do alúmen em solução aquosa é combinada com a água que chega para ser purificada em uma proporção de 18-24 miligramas por litro.

Os alúmens são encontrados em muitos produtos domésticos, como o desodorante e bicarbonato de sódio.

Contudo, nos processos de purificação da água, ele é um coagulante, que liga partículas extremamente finas suspensas na água, formando partículas maiores que podem ser removidas durante a filtração.

Isso permite a remoção da cor e turvação indesejadas na água. Além disso, o processo remove também o próprio alumínio.

Cal

O nome químico para o cal hidratado é hidróxido de cálcio e sua fórmula química é Ca(OH)2. Ao purificar a água, adicionar o cal hidratado à ela para ajustar o pH é uma parte do processo.

O sulfato de alumínio é um sal ácido que diminui o pH da água que passa pela purificação. Adicionar o cal hidratado a esse processo entre a sedimentação e a filtração, em uma proporção de 10 a 20 miligramas por litro, neutraliza o efeito do sulfato de alumínio na água processada.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...