Os efeitos cerebrais do aprendizado de piano

Escrito por d. laverne o'neal | Traduzido por bruno medeiros
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Os efeitos cerebrais do aprendizado de piano
Pesquisas mostram que aulas de piano causam impactos significativos no cérebro (piano image by Sergey Goruppa from Fotolia.com)

"O interesse na música e na mente data pelo menos à época de Platão", de acordo com o Instituto de Neurociências Norte-Americano. Muito se fala do efeito da música no espírito e nas emoções. Mas a ciência defende que aprender a tocar um instrumento, tal como o piano, afeta e até mesmo modifica o cérebro. Mesmo se você aprender precocemente e depois parar, você é beneficiado.

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Córtex auditivo

Muitas pesquisas mostram que a música tem efeito sobre o córtex auditivo no cérebro. Um artigo da Live Science de julho de 2010 declara: "... pianistas mostram mais atividades cerebral no seu córtex auditivo - a parte no cérebro responsável por processar os sons - que não músicos ao ouvirem notas de piano". Um estudo no Instituto para a Música e Mente (Institute for Music and the Mind) na Universidade de McMaster, em Ontario, mostrou "maiores respostas cerebrais para um número de testes de reconhecimento de som" entre pré-escolares com treinamento musical, de acordo com o artigo da Live Science publicado em novembro de 2009. Eles também reportaram um estudo da Universidade de Harvard que "encontrou um correlação entre formação musical na primeira infância e habilidades motoras e auditivas aprimoradas, assim como melhorias na habilidade verbal e raciocínio não verbal". Outro estudo indicou que "formação musical dá a um indivíduo a capacidade de resposta acústica de uma criança de cerca de 2 a 3 anos mais velha".

Memória

Estudos também mostraram que aprender a tocar piano ou outro instrumento pode ter um impacto na memória. Um estudo de Agnes Chan, na Universidade Chinesa de Hong Kong, publicado na Nature, descobriu que: "... adultos que recebem formação musical antes da idade de 12 anos têm melhor memória para palavras ditas que aqueles que não tiveram. A formação musical na infância pode, portanto, ter efeitos positivos a longo prazo na memória verbal". No estudo supracitado do Instituto para a Música e Mente, da Universidade de McMaster, o pesquisador responsável declarou: "Nós [...] levantamos a hipótese de que a formação musical [...] afeta a atenção e a memória, assim como a formação musical pode levar a um melhor aprendizado...".

Vias neurais e neuroplasticidade

Uma revisão da pesquisa conduzida por Nina Kraus, da Northwestern University, descobriu que "os efeitos da formação musical no sistema nervoso podem construir padrões significativos importantes a todos os tipos de aprendizado", de acordo com a UPI. O estudo revisou resultados de pesquisas de todo o mundo para concluir que "um engajamento ativo com sons musicais não apenas melhora a neuroplasticidade, mas também cria padrões permanentes importantes para todo aprendizado". A neuroplasticidade é definida pelos pesquisadores da Northwestern como "a habilidade do cérebro de se adaptar e mudar como resultado de treinamento e experiência". Além disso, a Forbes declarou que a especulação do pesquisador da Universidade de Wisconsin, Frances Rauscher, de que "entender música, particularmente aprender a traduzir símbolos musicais em sons, pode ser transmitido a outras habilidades, pois estão compartilhando caminhos neurais similares".

Função espaço-temporal

De acordo com um artigo no site da Universidade de Wisconsin, um estudo em que foram dados oito meses de aulas de piano a crianças mostrou correlação entre estudo de música e raciocínio espaço-temporal. No estudo, aos grupos de controle foram dadas aulas de canto, de computação, ou nenhuma aula. A descoberta foi: "... que apenas as crianças que receberam aulas de teclado melhoraram no teste espaço-temporal", que envolvia montar quebra-cabeças. Um estudo da Universidade da Califórnia, Irvine, citado no site PubMed.gov, mostrou resultados similares Ele descobriu que "crianças pré-escolares que receberam seis meses de aulas de piano melhoraram drasticamente no raciocínio espaço-temporal, enquanto que crianças em grupos de controle apropriado não melhoraram".

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