Saúde

Os efeitos do cianeto nos tecidos corporais

Escrito por chris rogers | Traduzido por mariana dsp

Por definição, o cianeto é um composto químico que contém um grupo funcional de cianos. Ele ocorre naturalmente ou como um bioproduto de diversos processos de manufatura. O cianeto é uma substância letal usada como uma arma biológica, na execução de prisioneiros e em muitos casos de suicídio, incluindo suicídio em massa. Existe uma diversidade de variantes, todas extremamente tóxicas, encontradas nos estados gasoso, líquido e sólido, sendo que o último é um pó branco cristalino. A exposição ao cianeto pode ocorrer através da absorção pela pele, por ingestão ou por inalação. O corpo pode tolerar doses muito baixas, mas uma exposição em grandes quantidades pode ser fatal em poucos minutos.

Outras pessoas estão lendo

Efeitos sistêmicos gerais

Quando o cianeto entra no corpo, seja pela pele, pelo sistema respiratório ou digestório, seu efeito é imediato ao desativar uma enzima chamada citocromo-oxidase. Essa enzima é necessária para a entrega de oxigênio aos diversos tecidos do corpo. Sua inatividade impede a oxigenação das células, privando-as de oxigênio, o que causa morte rápida.

Sangue

O único efeito específico da substância no sangue é a sua alta concentração. Também observa-se um conteúdo de oxigênio acima do normal no sangue venoso, quando comparado ao sangue arterial. Isso demonstra a incapacidade de as hemácias extraírem o oxigênio da respiração. O pH do sangue também cai, deixando-o ácido.

Membranas mucosas e pele

Alguns efeitos do envenenamento por cianeto na pele começam com viscosidade, seguida por uma coloração muito vermelha, especialmente no rosto e pescoço. Conforme o envenenamento progride, os lábios, rosto e extremidades ficam azulados, efeito conhecido como cianose, apesar de ele não ser tão evidente quanto em outros tipos de envenenamento, como diversos agentes nervosos. A boca e o nariz ficam ressecados, com poucas secreções. As pupilas ficam normais ou um pouco dilatadas, e as veias e artérias dos olhos ficam muito vermelhas.

Órgãos

É observada uma alta concentração de ácido lático, devido à mudança de um organismo rico em oxigênio, ou aeróbico, para um estado anaeróbico, privado de oxigênio, que, por sua vez, causa esse aumento. Isso resulta em uma condição de acidose metabólica geral, evidenciada pela combinação de um pH baixo com um hiato aniônico. Esse hiato se reflete na razão entre íons negativos, ou ânions, do sangue, comparados aos íons positivos, ou cátions. Normalmente, ele é medido através da subtração da concentração total de bicarbonato e cloro (ânions) da concentração total de sódio e potássio (cátions). Esse hiato significa que há muito mais cátions do que ânions, o que costuma ser causado por índices muito baixos de bicarbonato.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media