Mais
×

Efeitos colaterais do alendronato 70 mg em comprimidos

Atualizado em 12 fevereiro, 2018

O alendronato é um medicamento de bisfosfonato prescrito para prevenir e tratar a osteoporose. Ele está disponível em forma genérica sob a marca Fosamax, tanto em comprimidos de 70 mg quanto em uma solução de 70 mg, ambos de dosagem semanal. O alendronato não causa efeitos colaterais na maioria das pessoas.

O alendronato é um medicamento indicado para tratar a osteoporose (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

Efeitos mais comuns

Os efeitos colaterais mais comuns associados ao alendronato são gases e inchaço abdominal, constipação, diarreia, tontura, dor de cabeça, náuseas, vômitos e dor de estômago. A maioria dos sintomas desaparece ao longo do tempo.

A dor de cabeça é um efeito colateral característico (Goodshoot/Goodshoot/Getty Images)

Efeitos menos comuns

Efeitos colaterais menos comuns do alendronato são azia, irritação na garganta e dor nos ossos, articulações ou músculos.

Osteonecrose

Raramente, uma doença grave chamada osteonecrose já ocorreu em pessoas que tomaram alendronato ou outros bisfosfonatos. Esse distúrbio provoca a destruição do tecido ósseo. Quando a pessoa que toma bisfosfonatos desenvolve osteonecrose, a mandíbula é afetada.

Uma condição rara chamada osteonecrose que afeta a mandíbula pode ocorrer (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)

Considerações

A maioria das pessoas com osteonecrose na mandíbula relacionada ao uso de bisfosfonatos já teve doença dental ou se submeteu recentemente a um procedimento odontológico.

Os riscos da osteonecrose na mandíbula serão aumentados caso você tenha passado por algum procedimento dental (Keith Brofsky/Photodisc/Getty Images)

Outros efeitos graves

Muitos outros efeitos colaterais graves são possíveis com o uso de alendronato, embora raros. Entre eles estão: melena, bolhas ou descamação na pele, dor no peito, dificuldades para engolir, feridas na boca e vômitos ou tosse com sangue.

Vá urgentemente ao médico caso presencie qualquer um dos efeitos colaterais considerados graves com o uso de alendronato (Digital Vision./Photodisc/Getty Images)
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article