×
Loading ...

Os efeitos de usar marcadores permanentes para tingir o cabelo

Atualizado em 21 novembro, 2016

A caneta permanente da marca Sharpie vem em diferentes cores, com uma delas combinando com a maioria das cores de cabelo. O processo de usar uma canetinha no cabelo é uma forma rápida de fazer retoques e cobrir fios brancos, embora o uso em toda a cabeça não seja interessante para a saúde do cabelo.

É possível usar uma canetinha permanente para cobrir fios brancos (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Cobrir fios brancos

Usar uma canetinha permanente Sharpie para cobrir algumas mechas brancas de cabelo é similar ao processo de tingir com marcadores semipermanentes. A tinta da canetinha Sharpie não sairá após a lavagem do cabelo nem desbotará com o tempo. Isso significa que colorir com um marcador desses resultará em uma mecha de cor que não se alterará. Um outro efeito do seu uso é o dano ao cabelo, pois o fio por baixo da tinta secará e possivelmente quebrará.

Loading...

Retoques da raiz

Quando o cabelo é tingido e começa a crescer, as raízes ficam em um tom diferente do resto dos fios. Se você usar um marcador Sharpie para colorir as raízes, há o risco de pintar o couro cabeludo. A tinta da canetinha em sua pele será difícil de ser removida. Além disso, o processo de esfregar ao remover a tinta permanente enfraquecerá o cabelo perto da área que você está tentando tirar a mancha.

Luzes em uma peruca

Uma forma de usar a canetinha permanente Sharpie no cabelo, sem consequências negativas, é usar o marcador para criar luzes em perucas. Sejam as perucas de fios sintéticos ou humanos, é possível criar mechas de cores com a canetinha. Embora não se tenha impacto negativo, tenha cuidado ao usá-la para esse propósito, e garanta que a área pintada esteja bem seca antes manusear a peruca, a fim de evitar manchas nas mãos.

Fios do rosto e do corpo

Da mesma forma que o cabelo pode ser clareado, escurecido ou tingido, os pelos do corpo também podem ter sua cor alterada. Se você usar a canetinha permanente Sharpie para colorir falhas da barba, cobrir fios aleatórios brancos da sobrancelha ou mesmo escurecer os pelos do bigode, correrá o risco de enfraquecer os folículos capilares. O cabelo precisa estar livre e limpo de óleos e partículas de resíduos que obstruem poros para o crescimento e a nutrição capilar constantes. Ao usar a canetinha perto do bulbo da raiz do cabelo, você arrisca atrapalhar o crescimento do fio ou causar dano ao cabelo com o tempo, pois ele não crescerá adequadamente nem receberá os nutrientes enviados pelo folículo capilar.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...