Efeitos do tamanho dos vasos nas plantas

Escrito por vonnie chestnut | Traduzido por ricardo schweitzer
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Efeitos do tamanho dos vasos nas plantas
O tamanho do vaso pode influenciar o crescimento da planta (kittykero 1/flickr.com, gardeninginaminute/flickr.com, mondomuse/flickr.com)

O tamanho do vaso das plantas pode alterar a maneira como ela cresce. Algumas são muito frágeis e precisam de espaço para crescer corretamente, enquanto outras podem crescer muito rápido em vasos muito grandes e inibir sua produção normal. Em alguns casos as plantas em vasos muito pequenos podem ficar com as raízes presas, o que prejudica seu desenvolvimento.

Outras pessoas estão lendo

Crescimento

O crescimento da planta pode ser prejudicado quando ela estiver em um vaso muito pequeno. Nesse caso os nutrientes do vaso são absorvidos rapidamente e não fornecem nutrição suficiente para que a planta se desenvolva de modo adequado. As raízes se espalham e acabam ocupando todo o espaço do vaso, acabando com os nutrientes que a própria planta precisa para sobreviver.

Uma planta em um vaso muito grande pode crescer muito rápido, não absorver os nutrientes de forma correta e causar o amarelamento e queda das folhas.

Produção de frutas e flores

A produção de frutas e flores pode ser prejudicada se a planta estiver em um vaso muito pequeno devido a falta de nutrientes e vitaminas no solo, mesmo em casos em que o seu crescimento não demonstra anormalidades. Isso pode causar frutos ou flores em tamanho ou quantidade menores, e até impedir completamente sua produção em casos de raízes presas nos vasos.

Efeitos do tamanho dos vasos nas plantas
Em alguns casos as raízes ficam presas no vaso e ocupam todo o solo

Molhando

Uma planta pequena em um vaso muito grande irá fazer com que o solo fique molhado por muito tempo, o que pode criar uma poça. A longo prazo, isso pode apodrecer as raízes da planta e facilitar o crescimento de fungos que podem prejudicá-la e matá-la.

Se uma planta está em um vaso muito pequeno, ela pode receber pouca água. As raízes precisam dos nutrientes e umidades do solo para crescer, mas quando elas estão enroladas ou presas em um espaço muito confinado, não existem nutrientes suficientes no solo para absorção.

Plantas que precisam ter a raiz confinada

A maioria das plantas precisam de espaço para suas raízes se desenvolverem, mas existem algumas espécies que crescem melhor quando a raiz está confinada, como a aloe (babosa) e o clorofito, que não produzem folhas se sua raiz não estiver confinada. Troque-as de vaso quando o sistema de raízes dominar o espaço e não deixar mais lugar para solo, e ao transportá-las tente manter a tosseira formada pelas raízes intacta.

Cuidados com plantas

Leia informações sobre a planta que você irá cultivar, pois isso irá dizer qual sua estimativa de tamanho, quando trocá-la de vaso, quanta água ela precisa para crescer e se precisa ou não de fertilização regular.

Efeitos do tamanho dos vasos nas plantas
Cada planta tem necessidades diferentes

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível