Como elaborar um contrato de comissão para vendedores

Escrito por erick kristian | Traduzido por elia regina previato
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como elaborar um contrato de comissão para vendedores
Vendedores comissionados têm bastante liberdade na maneira como representam uma marca (firma contract 20309 image by pablo from Fotolia.com)

O texto de qualquer contrato é importante. Os contratos de comissão de vendas devem ser muito explícitos em sua formulação para evitar obrigações legais e financeiras desnecessárias. Eles devem delinear os termos, o que constitui uma venda, a relação jurídica (contrato ou empregado), as datas de pagamento, as limitações de venda e o território. Falhas na elaboração do contrato podem resultar em perda de receita e até mesmo em problemas legais. Tanto o vendedor quanto a empresa devem rever o contrato antes de assiná-lo para que ambas as partes entendam claramente os termos e o que eles significam.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Contrato de vendas

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Defina as partes. O primeiro passo em qualquer contrato é a definição de quem são as partes e qual a relação entre elas. A legislação dá como exemplo o modelo: "O presente contrato é afirmado entre a seguir denominada 'Empresa', cujo endereço é, e o a seguir designado ''Representante de Vendas', cujo endereço é. Considerando que a empresa dedica-se à comercialização e venda de e Considerando que o representante de vendas deseje vender os produtos da empresa de acordo com os termos e condições deste Contrato. Portanto, é acordado que: ".

  2. 2

    Defina as limitações do representante de vendas, inclusive o que pode e o que não pode ser dito sobre os produtos. Estabeleça qual será o território e em que extensão o vendedor poderá atuar. Por exemplo, ele está autorizado a recrutar outros vendedores?

  3. 3

    Proteja legalmente a empresa definindo o vendedor como um contratado independente, especificando que não será um empregado e que não terá benefícios. A empresa não reterá impostos ou qualquer outra atividade a menos que especificado. A legislação define um contratado independente da seguinte maneira: "Contratado independente: o presente acordo não torna o agente um empregado, sócio ou co-empreendedor da empresa. Para qualquer finalidade, o agente é e continuará sendo um contratado independente na sua relação com a empresa e ela não será responsável pela retenção de impostos da remuneração do agente para futuras compensações. O agente não terá nenhuma reclamação contra a empresa aqui descrita, ou qualquer outra forma de pagamento, como férias, licença médica, aposentadoria, recolhimento de previdência social, compensações trabalhistas, benefícios de saúde ou deficiência, seguro-desemprego ou outros benefícios de qualquer natureza destinados a empregados".

  4. 4

    Defina os deveres do contratante independente, declarando explicitamente pelo que ele será responsável. Anexe itens quantificáveis para medir o desempenho das obrigações dele, de modo que o que não estiver estabelecido não precisará ser feito. Mesmo algo tão simples como ser educado com o cliente deverá ser definido. Por exemplo: "O representante de vendas terá uma conduta profissional e sempre representará os melhores interesses da empresa XYZ, e será responsável por entrar em contato com dez novos clientes potenciais ao dia e gerar pelo menos três demonstrações de vendas por semana".

  5. 5

    Defina a compensação, que, para vendedores, geralmente é definida como uma porcentagem dos produtos vendidos com base nos lucros ou nas receitas (isso deve ser definido). As condições de pagamento também devem ser definidas. O pagamento de comissões ocorrerá quando o cliente pagar ou será pago semanal ou mensalmente? Por exemplo, "Ao vendedor será pago 20% de todas as receitas que gerar para a empresa, depois que o cliente tiver efetuado o pagamento dos valores devidos, no primeiro dia de cada mês."

  6. 6

    Defina o termo ou duração do contrato, podendo também incluir uma cláusula de renovação. A legislação dá o exemplo: "Prazo: A não ser que seja renovado, esse contrato expira à meia-noite de ___ [data]. Renovação: Não se aplica ou __ Esse contrato será renovado automaticamente por incrementos de dias ou __ um mês ou um ano, a menos que uma das partes dê _ dias de aviso por escrito à outra parte informando sua intenção de não renová-lo."

  7. 7

    Assine e coloque uma data no contrato. Tenha uma testemunha presente para confirmar a autenticidade do documento, assinando-o juntamente com as partes.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível