Mais
×

Como eliminar formigas de uma casa com amido de milho

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

As formigas são um incomodo em qualquer residência, já que elas podem contaminar alimentos e comer madeira, resultando em danos pela casa. Do lado de fora, esses animais podem infestar jardins e gramados, afastar insetos úteis para longe e, em casos de espécies agressivas, como é o caso da formiga-lava-pés, por exemplo, podem morder e picar pessoas. Por isso, os donos de casa devem livrar-se das formigas o mais rápido possível, mas sem utilizar algum tipo de pesticida sintético próximo de casa. Existem várias alternativas populares para escolher, porém uma das mais comuns é o amido de milho.

Se as formigas comerem amido de milho, elas morrerão (ants & aphis image by Marek Kosmal from Fotolia.com)

Amido de milho puro

Os proprietários de casa podem espalhar um pouco de amido de milho como isca para formigas. Isso funciona especificamente quando se conhece o caminho que as formigas costumam fazer e aplicando o amido nesses locais. Os insetos comerão o amido de milho, porém ele é indigestível para os organismos das formigas. Sendo assim, a isca permanecerá no corpo do animal, absorvendo a água e expandindo-se até que as formigas fiquem desidratadas e morram.

Amido de milho com açúcar

Enquanto algumas formigas podem comer o amido de milho por conta própria, sem a necessidade de misturar outro ingrediente, os donos de casa podem tornar a isca mais atraente ao misturá-la com açúcar. As formigas preferem comer açúcar e frequentarão uma armadilha dos dois ingredientes misturados ao encontrá-la. Essa técnica matará uma grande quantidade de formigas mais rapidamente, mas pode ser adequada para áreas em que a presença de muitas formigas não se torne um incômodo, como o quintal de casa.

Amido de milho e xarope de milho

O xarope de milho é outro adoçante que atrai naturalmente as formigas. Algumas pessoas preferem utilizá-lo no lugar do açúcar graças a sua consistência. O xarope de milho não é assoprado com o vento e forma uma pasta grossa ao ser misturado com o amido, podendo ser aplicado em áreas de difícil alcance.

Amido de milho e pesticida

Para proprietários que quiserem atacar as formigas com vários ingredientes de uma vez só, é possível misturar o amido de milho com pesticidas, além do açúcar e xarope de milho. Isso atrairá as formigas até a isca e elas serão envenenadas, além de consumirem o amido que matará as que comerem bastante. Isso criará uma pasta que pode ser atraente para outros animais, insetos e até crianças, por isso essa mistura deve ser aplicada apenas em locais fora do alcance delas. De preferência, aplique-a diretamente nos formigueiros.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article