×
Loading ...

A farinha de milho realmente mata formigas?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O uso da farinha de milho (também conhecida por fubá) como forma para matar formigas é um remédio caseiro popular. Parece ser eficaz, porém não faz algo de ruim com as formigas. De forma a compreender por que a farinha parece funcionar, mas na verdade não, você precisa saber um pouco sobre a teoria e a biologia das formigas e do fubá.

A farinha de milho é encontrada em vários mercados (Noel Hendrickson/Digital Vision/Getty Images)

O que é a farinha de milho?

O fubá nada mais é do que milho seco moído até se alcançar a tal farinha. Pode, ou não, conter a casca e o gérmen do milho. O pó é amarelo, branco, azul ou vermelho, dependendo do tipo de milho utilizado. Também vem em diferentes consistências, dependendo de como o processo de moagem ocorreu: fino, médio ou grosso.

Loading...

Como a farinha "mata" as formigas

Existem várias teorias de como a farinha de milho mata as formigas. Uma se baseia no fato de que os insetos explodem quando o fubá expande em seus estômagos. Outra consiste em que o ingrediente interrompe a digestão fazendo com que a formiga morra de fome. E uma terceira teoria afirma que os bichos não são capazes de digerir a farinha de milho, acumulando-se no sistema, causando a morte por fome. De todas as teorias, a última é que mais chega perto da verdade, embora não seja sobre como o fubá mata as formigas.

Como as formigas se alimentam

O fubá não extermina as formigas por uma simples razão: esses bichos não ingerem alimentos sólidos. As formigas podem carregá-los até seus ninhos. Mas o ingrediente é dado para as larvas. Elas digerem e regurgitam para as formigas operárias. Estas, então, repassam para a colônia. As larvas não têm problema em digerir a farinha de milho, nem causa uma explosão ou a morte por fome.

Por que o fubá parece funcionar

A farinha de milho parece ser eficaz por várias razões. Quando polvilhada ao redor das áreas infestadas, ela interrompe o rastro de odores. As formigas utilizam-nos para encontrar fontes de alimento e água. O interrompimento para com qualquer atividade a curto prazo -- pelo menos até que os insetos construam novos rastros. Além disso, uma vez que muitas formigas ingerem o fubá, elas não precisam se movimentar muito para buscar por comida. Assim, a farinha parece ser uma barreira de sucesso, mas apenas porque as formigas não desejam ir mais longe. Segundo Kelly Loftin e John Hopkins, entomologistas da Universidade de Arkansas, despejar o fubá no ninho ou ao redor dele também parece resolver o problema, já que as formigas precisarão sair dali. Isso parece ser uma coisa boa, mas as formigas, provavelmente, estão há apenas alguns metros de distância.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...