Como eliminar a interferência de luzes fluorescentes em um rádio

Escrito por dave donovan | Traduzido por mariana munhoz
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como eliminar a interferência de luzes fluorescentes em um rádio
Acabe com o zunido de interferência no seu rádio (Comstock/Stockbyte/Getty Images)

As estações de rádio tradicionais têm sofrido um declínio de popularidade desde o aparecimento dos reprodutores de MP3 e das rádio por satélite e pela internet. Ainda assim, o rádio continua sendo uma das melhores maneiras de ficar sabendo de notícias e informações atualizadas. O único problema é que, ocasionalmente, sintonizar a sua estação preferida pode ser um desafio, especialmente se o seu aparelho ficar próximo a uma lâmpada fluorescente que não está funcionando corretamente. Em vez de aproveitar as notícias e músicas, você é atacado por um zumbido de baixa frequência que o faz desistir do rádio rapidinho. É possível eliminar esse barulho desagradável.

Nível de dificuldade:
Moderado

O que você precisa?

  • Chaves de fenda
  • Detector de tensão
  • Desencapador de fio
  • Alicate com ponta fina e longa
  • Soquetes novos (se necessário)

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Desligue as lâmpadas fluorescentes para descobrir se o barulho para. Se sim, uma ou mais das lâmpadas podem estar causando o problema. Como as lâmpadas fluorescentes usam reatores eletrônicos, elas emitem uma frequência que pode ser ampliada pelas ondas AM de rádio, então o zumbido tende a ser pior nas estações dessas ondas.

  2. 2

    Passe o rádio perto da lâmpada, para descobrir onde o barulho fica mais alto. Isso pode ajudá-lo a determinar o que está causando o problema. Esse problema pode ser um soquete ou um reator estragado, fio terra mal feito ou fiação exposta ou muito longa.

  3. 3

    Desligue o disjuntor que fornece a eletricidade para a lâmpada. Não desligue somente a lâmpada na tomada da parede, já que alguém pode facilmente tentar acender a luz por acidente enquanto você está trabalhando.

  4. 4

    Remova a tampa da luminária se ela tiver uma e retire o tubo fluorescente. Para remover a lâmpada fluorescente, dê meia volta com o tubo até que os pinos na ponta estejam alinhados à abertura do soquete. Uma vez alinhados, você só precisa puxar o tubo para fora.

  5. 5

    Remova a cobertura do reator usando uma chave de fenda, se necessário. Normalmente, essa cobertura é presa por parafusos ou abas e fica localizada na parte de trás do tubo.

  6. 6

    Teste os fios para ter certeza de que não há nenhuma tensão passando antes de tocar qualquer um deles. Aperte o botão no detector de tensão e toque o fio com a ponta dele. Se o aparelho der um apito ou acender, o circuito ainda está ligado. Desligue outro disjuntor e teste novamente até que você tenha certeza de que o circuito correto está desligado.

  7. 7

    Aperte o parafuso do fio terra na lâmpada ou luminária com uma chave de fenda para ter certeza de que o fio está bem preso. Se o fio terra não estiver conectado, solte o parafuso, enrole o fio terra ao redor dele e aperte novamente.

  8. 8

    Gire cada um dos fios conectores no sentido horário usando um alicate com ponta fina e longa para garantir que nenhuma das conexões esteja apertada demais.

  9. 9

    Corte qualquer excesso de fio entre o reator e o soquete usando um desencapador de fios. Às vezes, esses fios podem ser longos demais e ficar enrolados, o que causa um campo magnético que proporciona a interferência no rádio. Corte os fios, remova o excesso e desencape cerca de 2 cm das pontas do fio restante, usando um conector de fios para reconectá-los. Os fios devem ficar retos entre o reator e o soquete para limitar a interferência.

  10. 10

    Troque todos os soquetes que estiverem com aparência ruim. Dependendo do tipo de luminária usada, o soquetes podem estar parafusados no lugar ou simplesmente encaixados. Uma vez que você tenha retirado o soquete, use o desencapador para cortar o fio de ligação. Usando a menor abertura do desencapador, remova cerca de 2 cm da cobertura dos fios e encaixe-os nos terminais do soquete novo. Instale o novo soquete no lugar do antigo. Repita o processo em todos os soquetes que precisarem ser trocados.

  11. 11

    Reinstale a cobertura do reator, o tubo fluorescente e a tampa, e depois religue o disjuntor. Ligue as luzes e o rádio e espere para ouvir se o zunido ainda está acontecendo. Se sim, o reator na lâmpada pode precisar ser trocado.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível