Como as empresas devem responder a publicidade negativa

Escrito por neil kokemuller Google | Traduzido por andré prata
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Como as empresas devem responder a publicidade negativa
Quando bem manejada, a publicidade negativa pode eventualmente transitar de raiva ao perdão (Goodshoot RF/Goodshoot/Getty Images)

Como uma empresa particular deve responder a publicidade negativa é geralmente relacionado com a empresa, suas estratégias de negócio, a natureza da publicidade e o plano pré determinado de relações públicas. A maioria das empresas delineiam iniciativas de resposta à publicidade dentro da seção de RP de seu plano de marketing.

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Publicidade negativa

A publicidade negativa é essencialmente a cobertura da mídia que apresenta uma mensagem desfavorável e geralmente indesejável sobre a sua empresa ou marca. Isto pode resultar de atividades de negócio em curso que a mídia vem cobrindo ao longo de um período de tempo. Também pode resultar de eventos específicos que apresentam a sua empresa em uma luz negativa. Os escândalos com empregados ou com a empresa, problemas de produtos ou serviços ou experiências negativas compartilhadas pelos clientes estão entre os eventos mais comuns que provocam a publicidade negativa.

Não existe tal coisa

Não existe tal coisa como má publicidade. Este é um ditado comum associado com relações públicas. A premissa geral desta afirmação é que muitas vezes é melhor para as empresas receber menção nas notícias, mesmo que seja negativa, do que serem ignoradas. Muitas empresas e celebridades aparentemente atraem atenção negativa à frente da promoção de novos produtos ou serviços. No entanto, a verdade sobre esta afirmação é que a maneira como a empresa lida com a publicidade negativa geralmente afeta as ramificações de longo prazo. Quando as empresas gerenciam bem a publicidade negativa, a atenção ou vai embora ou pode se tornar positiva.

Relações públicas proativas vs reativas

As relações públicas proativas e as reativas são as duas estratégias comuns descritas no plano de relações públicas da empresa. Um plano proativo descreve mensagens positivas da marca que a empresa quer promover por meio de canais de RP. O plano reativo inclui uma auditoria de todos os problemas conhecidos que poderiam vir da publicidade. O desenvolvimento de um plano reativo completo é um passo que todas as empresas devem tomar na preparação para gerenciar de maneira eficaz a publicidade negativa. Além disso, a estratégia reativa deve abordar como lidar com a publicidade negativa que é inesperada.

Abordagens

Uma primeira consideração numa estratégia de RP reativa é o que fazer inicialmente. Algumas empresas preferem emitir uma declaração imediata após a publicidade negativa, enquanto outras preferem esperar 24 horas para digerir a notícia antes de escolher como reagir. As falsidades ou equívocos muitas vezes são melhor abordados com uma negação ou correção imediata e direta. O silêncio pode parecer como culpa. As questões potencialmente verdadeiras e prejudiciais podem exigir uma resposta mais calculada que pode incluir um pedido de desculpas ou uma tentativa de desviar a atenção da questão. Em última análise, a chave é recuperar a apoio público tão rapidamente quanto possível. Assertivamente e genuinamente corrigir as deficiências e fornecer rapidamente uma resolução positiva a protestos públicos podem ajudar a acelerar o processo de perdão público.

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