Como emprestar dinheiro a um parente

Escrito por ehow contributor | Traduzido por débora sousa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como emprestar dinheiro a um parente
Dicas para emprestar dinheiro a um parente (Pixland/Pixland/Getty Images)

Os empréstimos entre familiares podem ser complicados. Mesmo que a razão pela qual o seu parente esteja pedindo um empréstimo seja legítima, há sempre a questão de quanto ele está pedindo, como o empréstimo o afetará financeiramente e as repercussões para ambos, caso ele não seja capaz de devolver o dinheiro. Aqui estão algumas sugestões para emprestar dinheiro a um familiar.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Ouça o que a pessoa tem a dizer. Deixe que o seu parente explique os motivos pelos quais precisa pedir dinheiro emprestado. Pergunte sobre a urgência da situação e obtenha informações relevantes sobre o destino exato do dinheiro que você estará emprestando. Embora não seja preciso fazer com que eles se sintam como se estivessem em um julgamento por roubo, é importante que você sinta que o dinheiro emprestado é justificado e terá um bom uso.

  2. 2

    Considere a fonte. Examine o seu relacionamento com o parente em questão. Se vocês dois não forem particularmente próximos, pergunte a si mesmo por que ele está lhe procurando agora que precisa de dinheiro. Se vocês tiverem uma relação próxima, considere questões como quantas vezes no passado a pessoa pediu dinheiro ou coisas emprestadas, se ela responsável e digna de confiança por devolver dinheiro ou itens em transações passadas.

  3. 3

    Olhe para suas finanças. Antes de emprestar qualquer quantia de dinheiro a um membro da família, pense em como esse empréstimo afetará a sua própria situação financeira. Mesmo que o montante a ser emprestado não seja particularmente grande, pergunte-se se isso colocará uma pressão financeira sobre você. Se decidir que sim, explique isso para seu parente e explore outras opções, como emprestar uma parte do dinheiro ou pedir que outro membro da família forneça uma parte do valor do empréstimo, para que você não esteja emprestando todo o montante.

  4. 4

    Anote tudo. Quando você chegar a um acordo sobre o montante do empréstimo com o parente, anote todos os detalhes pertinentes do contrato de empréstimo. Cada um de vocês deve assinar o acordo para simbolizar que ambos participaram na escritura dos termos de acordo e que ambos concordam com os termos e as estipulações. Inclua o montante, a data e o propósito do empréstimo, além das condições de reembolso. Isso ajudará a manter a honestidade e a descontração sobre as duas partes envolvidas, até que o empréstimo pendente seja liquidado.

  5. 5

    Mantenha a compostura. Quando estiver na hora do dinheiro ser reembolsado, defenda o seu direito de ser pago de volta. Se isso tornar-se um problema, lembre seu parente sobre os termos do acordo. Deixar que as pessoas se aproveitem de você em uma situação de empréstimo financeiro indicará a outros familiares menos honestos de que é fácil tirar vantagem sobre você, portanto tenha a cabeça feita sobre obter de volta o dinheiro que você emprestou.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível