Como a energia solar é gerada?

Escrito por contributing writer | Traduzido por juliana s. zoccoli
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como a energia solar é gerada?
Saiba como a energia solar é gerada (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

Outras pessoas estão lendo

Componentes do sistema de energia solar

Para gerar a energia solar, os fótons radiados a partir do sol para a terra devem ser recolhidos, convertidos em um formato utilizável e depois entregues a um dispositivo eletrônico ou da rede elétrica. Matrizes de células fotovoltaicas são normalmente utilizadas para coletar a energia do sol e convertê-la em eletricidade. Um inversor é usado para converter a energia eléctrica a partir da matriz fotovoltaica para um formato que possa ser usado para alimentar a maioria dos dispositivos e assegurar que o nível de tensão é consistente. Finalmente, a energia pode ser fornecida à rede eléctrica ou diretamente a uma casa, estabelecimento comercial ou outro local para uso imediato. Além disso, alguns sistemas têm também a capacidade de mover a matriz de células, de modo que elas permanecem na melhor posição para recolher a energia solar.

Matrizes fotovoltaicas

Matrizes fotovoltaicas são grupos de células fotovoltaicas conectadas para fornecer mais energia do que uma única célula pode proporcionar. As células fotovoltaicas são feitas de silicone especialmente tratado de modo que o material possui um lado positivo e um lado negativo, o que permite a ele transmitir eletricidade. A célula é então ligada a várias outras células utilizando conectores de metal; este grupo de células é conectado a uma estrutura de apoio, formando um módulo fotovoltaico. Os módulos são ligados em conjunto para fazer uma matriz fotovoltaica com uma única saída eléctrica que pode ser ligada ao resto do sistema.

Inversores

A energia solar gerada pela matriz fotovoltaica é eletricidade de corrente direta que não pode ser usada por muitos dispositivos eletrônicos ou devolvida à rede elétrica, pois estes usam corrente alternada. Além disso, os painéis solares não geram uma quantidade consistente de eletricidade por causa de variações na quantidade de luz que atinge as células fotovoltaicas. O inversor e o transformador corrigem esses problemas modificando o tipo e a quantidade de energia elétrica fornecida pelo sistema. O inversor converte a energia de corrente direta para corrente alternada, que pode ser utilizada por outros sistemas eléctricos e assegura que o nível de tensão fornecido pelo sistema seja constante.

Controles de matriz fotovoltaica

Uma vez que a quantidade de energia gerada por células fotovoltaicas está diretamente relacionada com a quantidade de luz solar que as atinge, a saída a partir de um sistema de energia solar é impactada pela posição da matriz fotovoltaica em relação ao sol. Para maximizar a eficiência do sistema de geração, um seguidor solar e controladores de matriz podem ser utilizados. O seguidor solar irá seguir a posição do sol, usando sensores de luz; os controladores podem mover as matrizes com base na saída do seguidor solar, assegurando que a maior quantidade possível de energia solar seja gerada.

Entregando energia solar

Uma vez que a energia elétrica gerada pela matriz fotovoltaica tenha sido convertida para um formato utilizável, ela pode ser usada para alimentar os dispositivos eléctricos. O sistema de geração de energia solar pode ser instalado para que a eletricidade seja entregue diretamente a quaisquer dispositivos elétricos que estejam anexados a ele ou pode ser ligada em paralelo com a rede elétrica.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível