Ensinando causa e consequência para alunos da terceira série

Escrito por barbara stanley | Traduzido por mariana dsp
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Ensinando causa e consequência para alunos da terceira série
Cada criança tem seu próprio estilo de aprendizado (Photos.com/PhotoObjects.net/Getty Images)

Em uma sala com 30 alunos ou mais, haverá alguns que aprendem por estímulos visuais, outros, por estímulos tácteis e outros que respondem melhor a uma combinação de estilos. Atividades que promovam a interação entre alunos da terceira série farão com que a maioria deles fiquem engajados. Por isso, discussões, imagens e histórias são algumas das formas de ensinar relações de causa e efeito.

Outras pessoas estão lendo

Eventos

Após conversar sobre o significado de causa e efeito, o professor escreverá algumas palavras na lousa. Ele falará à sala sobre algo que tenha acontecido com ele ou na escola e pedirá aos alunos para identificar a causa e a consequência. Os alunos também deverão escrever sobre algo que tenha lhes acontecido. Em seguida, cada um lerá em voz alta para que a classe converse sobre as causas e as consequências.

Ensinando causa e consequência para alunos da terceira série
As crianças aprendem melhor aprendem melhor quando diversos métodos são usados juntos (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Parágrafos e papeis

Dê a cada aluno dois papeis. Leia um parágrafo de um livro para alunos da terceira série ou faça seu próprio. Nos papeis, haverá espaço para escrever até quatro causas e um grande círculo no final para que sejam determinadas as consequências. Preencham a primeira parte juntos, mas deixe a segunda parte para os alunos preencherem sozinhos após você ter lido o parágrafo.

Exemplo: Mariazinha estava fazendo o jantar quando o telefone tocou na sala. Ela atendeu e conversou por dez minutos. Quando desligou, a campainha tocou. Era o vizinho, perguntando se ela poderia ajudá-lo a resgatar o gato, que estava em uma árvore. Foram 15 minutos até que o gatinho descesse em segurança. Quando estava voltando, um jovem vendendo revistas a abordou. Ela viu as opções e pediu duas. Eles entraram em casa juntos, para que ela pegasse o dinheiro e pagasse o homem. A cozinha estava cheia de uma fumaça preta de frango queimado no forno por 35 minutos. O frango estava queimado e a carcaça estava pegando fogo. Mariazinha apagou o fogo, apagou o fogo e abriu todas as janelas para dissipar a fumaça. Depois, ela viu que as paredes e o teto precisariam ser pintados. Cinco minutos depois, quando o marido chegou e perguntou "o que tem para o jantar", ela desabou em prantos.

Ensinando causa e consequência para alunos da terceira série
Gráficos ajudam os alunos a entender a relação entre causa e consequência (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

Contos de fada

A professora lê um conto de fadas, como "Pinóquio" e, em seguida, deverá fazer perguntas sobre causa e consequência. A sala deverá discutir cada pergunta e chegar a uma resposta. Faça perguntas como "como o autor usou imagens visuais para ilustrar a causa e a consequência? Qual lição ele tentou ensinar com essa história? As histórias podem ter causas sem consequências? Uma história pode ter muitas causas e muitas consequências?". Faça com que os alunos entrem no assunto, fazendo perguntas diretas àqueles que não costumam participar das atividades.

Ensinando causa e consequência para alunos da terceira série
As crianças costumam ser familiarizadas com contos de fada (Comstock/Comstock/Getty Images)

Parceiro

Designe um parceiro para cada aluno. Um escreverá uma causa na lousa e o outro completará a frase com uma consequência. Deixe que escrevam qualquer coisa, desde que faça sentido. Por exemplo: Aluno A "Maria deixou a tinta no cabelo por muito tempo"; Aluno B: "e o cabelo dela caiu". Deixe todas as frases na lousa até que todos os pares tenham participado. Peça para a sala votar na mais engraçada, na mais estranha e assim por diante. Coloque estrelinhas ao lado dos nomes dos dois alunos que fizeram as melhores frases em cada categoria.

Múltipla escolha

Dê a cada aluno uma tabela sobre causa e efeito com entre 12 e 20 perguntas de múltipla escolha para preencher um espaço em branco. Dê ao menos três opções. Exemplo: Como a Independência é um feriado nacional ____ fechado. A. o correio sempre está B. o correio pode estar aberto ou C. o correio nunca está D. o piscinão comunitário sempre está Peça que os alunos troquem de trabalhos com os colegas do lado. Cada um avaliará o que lhe foi dado. Pela que todos assinem os trabalhos avaliados e os entregue ao professor. Dê a cada aluno duas notas: uma pelo seu próprio trabalho e outra pela nota que ele atribuiu ao colega. Desse modo, você entenderá como eles avaliam causa e efeito.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível