Mais
×

Como ensinar o calendário para crianças autistas

Atualizado em 17 abril, 2017

As crianças autistas têm mais dificuldade de aprender e reter informações típicas do dia-a-dia do que aquelas sem autismo. Ensinar o calendário para elas é uma boa maneira de introduzir os dias da semana, aprender a contar, identificação de números e ensinar partes da programação diária também. O segredo para o ensino dessas crianças é a utilização de suportes visuais. Incluir figuras para ajudá-las a lembrarem do rótulo para algo ajudará imensamente. A repetição é outro elemento que ajuda crianças autistas a reterem informações. O calendário é perfeito para ambas as estratégias. Isso pode ser feito diariamente para dar a repetição necessária e também ter imagens adicionadas para ajudar a memorizar os rótulos.

Instruções

Ensinar as crianças com autismo sobre o calendário requer o uso de muitos recursos visuais (calendar 2007 image by Franc PodgorÅ¡ek from Fotolia.com)

    Fazendo o calendário

  1. Coloque o calendário em uma parte da sala baixa o suficiente para que as crianças possam visualizá-lo com facilidade.

  2. Pendure um envelope ao lado do calendário para colocar os números dos dias e meses.

  3. Faça pequenas figuras de 5 x 5 cm para cada dia da semana. Faço algo que represente uma atividade que ocorra apenas em um dia da semana. Fixe-as com velcro ao lado de cada dia da semana no calendário. Talvez você precise adicionar passos à sua programação diária para fazer este trabalho. Exemplos seriam regar plantas na segunda; Alimentar peixes na terça; Lavar janelas na quarta ; Entregar livros em outros locais na quinta-feira; e diversão na sexta-feira. O objetivo é que eles aprendam o rótulo para cada dia da semana, associando-o com a atividade do dia.

  4. Anexe velcro nos números e no calendário para que os números possam ser colocados e removidos com facilidade.

    Ensinando o calendário

  1. Apresente o calendário pela manhã na sala de aula. Diga à classe em que mês está e mostre às crianças a palavra com o apontador.

  2. Peça que alguém o ajude falando sobre o dia da semana e a atividade especial do dia, sendo esta uma boa maneira de empregar momentos divertidos em sua sala de aula também. Pratique dizer todos os dias da semana em sequencia ou cante uma música relacionada ao tema. Em seguida, repita ''Hoje é...'' e aponte para o dia.

  3. O professor encontra o número para representar a data e o ajudante coloca o número no calendário para cada dia do mês. O ajudante pode liderar o grupo com o apontador, na contagem de quantos dias se passaram. Isso ajuda a classe a aprender contagem e identificar números.

  4. Repita esse processo todas as manhãs no seu horário de aula. Isso é importante de ser feito, pois a repetição ajuda os alunos a reterem informações. Além disso, torna-se divertido para eles e as crianças aguardarão por sua vez de se tornarem o ajudante do calendário e contar os dias.

O que você precisa

  • Calendário de sala de aula com um estilo de pôster
  • Uma imagem para representar cada dia da semana
  • Números removíveis para representar cada dia do mês
  • Apontador a laser
  • Envelope
  • Velcro
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article