Como ensinar o catecismo

Escrito por ehow contributor | Traduzido por dalete queiroz
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como ensinar o catecismo
Estudar o catecismo da Igreja Católica pode ser um processo difícil, considerando a extensão e a complexidade do material (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Como ensinar o catecismo. Estudar o catecismo da Igreja Católica pode ser um processo difícil, considerando a extensão e a complexidade do material, especialmente quando os estudantes são geralmente jovens crianças e adolescentes. A chave para ensinar essas aulas é fazer com que elas sejam tanto significativas como atrativas para seus estudantes.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Reveja o texto do catecismo antes que você comece a ensinar, pois, apesar de já ter estudado o documento, isso pode ter ocorrido há muito tempo.

  2. 2

    Descubra as idades e os históricos dos estudantes que você estará ensinando. Você precisará variar sua abordagem nas aulas baseado em se você está ensinando jovens crianças, adolescentes ou adultos. Somado a isso, ensinar novos convertidos para a fé Católica irá exigir que você se prepare diferentemente, mantendo em mente que eles podem ter somente um entendimento rudimentar do catolicismo.

  3. 3

    Faça suas aulas relevantes para seu público. Fornecer exemplos reais e testemunhos irão envolver seus estudantes, particularmente se esses vem de outras pessoas com uma idade ou histórico similares. Verifique o "Guia de ensinamento do catecismo para adolescentes do padre McBride: baseado no catecismo da igreja católica" por Alfred McBride para exemplos reais de adolescentes (veja as fontes abaixo).

  4. 4

    Mude o seu ambiente periodicamente para ajudar a manter os estudantes interessados. Por exemplo, quando você ensina o que o catecismo tem a dizer sobre o universo físico, você pode desejar dar uma aula do lado de fora onde os estudantes podem apreciar a criação do mundo.

  5. 5

    Encoraje a participação ativa nas suas salas para criar um ambiente de aprendizado dinâmico. Ensinar e ler em voz alta se tornará uma boa parte do seu ensinamento, mas deixe um tempo para a discussão. Fazer com que seus estudantes falem sobre os assuntos levantados no catecismo irá reforçar suas lições.

  6. 6

    Ensine as mensagens essenciais do catecismo católico ao usar comparações. Alguns dos materiais que você ensina serão complicados, mas ao comparar esse material com algo que os estudantes já entendem irá impulsionar sua compreensão do novo material. Por exemplo, se você explicar o conceito de "batismo" como uma entrada para uma vida católica, você pode desejar comparar isso com a entrada através da porta de uma casa nova onde um novo capítulo da vida irá começar.

  7. 7

    Suplemente sua aula com materiais relevantes ao seu público. Embora o catecismo seja um documento importante e firme, você ainda pode incorporar materiais criativos e divertidos ao ensiná-lo. Ao ensinar mais jovens, empregue músicas divertidas, conte piadas e histórias divertidas, deixe-os interpretar o que eles estão aprendendo através da arte e realize concursos de memória. Procure por materiais que irão ajudar a envolver seus estudantes, tais como "Jogo de mesa do catecismo da Igreja Católica" ou o livro "100 atividades baseadas no catecismo da Igreja Católica" (veja as fontes abaixo).

Dicas & Advertências

  • Esteja certo de elogiar verbalmente seus estudantes sempre que eles participarem da aula para mantê-los motivados.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível