Como ensinar um cavalo a andar de forma espanhola

Escrito por danee rudy | Traduzido por vanessa arnaud
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como ensinar um cavalo a andar de forma espanhola
Cavalo com as patas dianteiras erguidas (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

O andar espanhol é o movimento em que o cavalo anda erguendo as patas dianteiras em passos largos, altos e pomposos. Raças barrocas como o Andaluz e o Lipizzano são conhecidas por este movimento, mas qualquer cavalo pode aprender o andar espanhol. O público parece adorar e é um truque relativamente simples de se ensinar.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Chicote de adestramento
  • Guloseimas

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Coloque o cavalo ao longo de uma parede para mantê-lo reto. Dê batidinhas leves com o chicote em sua pata frontal esquerda até que ele a levante, ainda que só um pouco. Pare de bater e dê-lhe uma recompensa. A princípio, o cavalo mal irá erguer a pata, isto é normal. O primeiro objetivo é fazê-lo compreender que a leve batida na pata quer dizer que ele deve erguê-la. Se ele erguer a pata mais alto, dê-lhe mais recompensas. Quanto melhor a resposta à batidinha, maior a recompensa. Repita o procedimento com a pata frontal direita. Faça este procedimento em sessões curtas, de no máximo dez minutos, porém frequentes. Mantenha este movimento por cerca de duas semanas para que o animal realmente entenda. Quanto mais você insistir neste passo, mais fáceis serão os próximos.

  2. 2

    Exija uma qualidade melhor. Se o cavalo for inteligente e motiva-se pelas recompensas, já estará erguendo mais a pata para recebê-las. Caso ainda não levante muito, não há problema desde que já tenha compreendido bem que deve levantá-la ao receber as batidinhas. Com uma recompensa em mãos, dê uma batida. Se o cavalo erguer a pata, mas não muito, continue dando batidinhas. Ele sabe que você tem a recompensa e ficará confuso por não recebê-la. Continue tentando até que ele levante a pata em uma altura mais satisfatória. Os cavalos muitas vezes desanimam quando estão frustrados, então, se perceber que isto está acontecendo, não pare, você está quase lá. Assim que receber uma resposta satisfatória, dê a recompensa. Dê várias recompensas, de modo a ensiná-lo que foi a resposta certa. Faça isso apenas uma ou duas vezes com cada perna e deixe-o descansar por um bom tempo. A partir de agora, apenas boas respostas merecem elogios e agrados.

  3. 3

    Faça o cavalo erguer a pata e empurre-o gentilmente para frente, evitando que pise novamente no mesmo lugar, e sim um pouco a frente. É normal que o cavalo ande com apenas uma pata erguida neste momento. Agora, é importante apenas que ele aprenda a dar um passo sobre sua pata depois de erguida. Alguns treinadores neste ponto começam a ensinar a poupa, em que o cavalo a dá um passo grande com a esquerda, depois dois passos pequenos com a direita e a esquerda, seguidos de um passo grande com a direita, e assim por diante. Um a cada três passos é um passo grande. Aos poucos, você pode ensinar o cavalo a erguer mais a pata a cada passo. Erguer a cabeça do animal o ajuda a livrar os ombros. Você também pode tentar fazer o movimento com sela e rédeas para manter a postura e o direcionamento do cavalo. As melhores recompensas devem ser reservadas para os maiores esforços. Você pode parar por aqui ou seguir para o próximo passo, sinalizando a partir da sela.

  4. 4

    Peça a um amigo para sinalizar o cavalo para a polka do chão enquanto você sinaliza da sela. Para sinalizar a pata esquerda, projete seu peso para o lado direito, mova seu pé esquerdo um pouco para frente e puxe a rédea esquerda. Assim que conseguir realizar o movimento com a ajuda de seu amigo, peça-o para se distanciar e permanecer com o chicote caso precise de ajuda, mas tente fazê-lo obedecer sozinho. Você também pode usar o chicote da sela para apontar na direção das patas dianteiras e tocar a frente do ombro do cavalo. Certifique-se de não projetar seu corpo para frente, jogando seu peso sobre as patas dianteiras do animal dificultando o levantamento. Por fim, jogando seu peso para trás e para frente ao mesmo tempo em que levanta a mão oposta, será suficiente para fazê-lo andar ao modo espanhol.

Dicas & Advertências

  • Mantenha-se muito firme quando treinar o cavalo - sua postura será parte dos sinais que ele interpretará para se preparar. Você também pode sinalizar com suas próprias pernas, ensinando o cavalo a imitá-lo. Assim, talvez possa fazê-lo andar de maneira espanhola sem utilizar o chicote.
  • Os cavalos normalmente gostam do andar espanhol quando o aprendem, apenas certifique-se de não ser pisoteado por suas patas! Se o animal se virar para você ou avançar durante os treinos, corrija imediatamente. Você é o treinador e ele deve respeitar seu espaço.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível