Como ensinar discurso direto e indireto

Escrito por andre zollars | Traduzido por rosangela gandini
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como ensinar discurso direto e indireto
Ensinar discurso direto e indireto funciona melhor através de exemplos (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

A melhor maneira para se ensinar sobre os discursos diretos e indiretos é a leitura e a criação de diálogos. Começando com a leitura e trabalhando através de exemplos, os professores podem ilustrar a diferença entre os dois discursos. O discurso direto ocorre quando a pessoa falante é mencionada. O discurso indireto acontece quando outra pessoa parafraseia o que o falante disse. Ao falar e criar diálogos, os alunos reforçam os princípios dos discursos através da aplicação prática.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Livro
  • Lousa para giz ou quadro branco
  • Apostila

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Após explicar as diferenças entre o discurso direto e indireto, leia um diálogo de qualquer fonte que demonstre-os. Verifique se os alunos podem dizer a diferença entre as duas formas. Depois, peça a eles para dar diversos exemplos. Escreva no quadro. Discurso direto: "Nós devemos ir para a aula", disse Suzy. Discurso indireto: Bob disse que ele também gostou muito do filme.

    Como ensinar discurso direto e indireto
    É necessário que os alunos compreendam a diferença entre os dois discursos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  2. 2

    Explique que o discurso direto ocorre quando um escritor cita a fala da pessoa, e destaca a pontuação usada para indicar a fala direta. Mostre a diferença entre a fala e o discurso indireto, que é meramente relatado. Compare e contraste diversos exemplos no quadro branco usando a mesma sentença. Por exemplo, discurso direto: Ele disse, "Eu não consigo acreditar que você fez isso!" discurso indireto: Ele disse que não conseguia acreditar que você fez aquilo.

    Como ensinar discurso direto e indireto
    o discurso direto ocorre quando o escritor cita a fala da pessoa sem modificá-la (BananaStock/BananaStock/Getty Images)
  3. 3

    Destaque que há outras diferenças entre os discursos direto e indireto, o tempo verbal frequentemente muda porque o que a pessoa falou está geralmente no passado. Escreva vários exemplos no quadro. Discurso direto: Ela disse, "Estou com calor!." discurso Indireto, ela disse que estava com calor. Entretanto, nem sempre é assim porque em algumas vezes o que está sendo relatado ainda é verdade ou acontecerá no futuro. Por exemplo, no discurso direto seria: Ela disse, "Eu gosto do Bob." discurso indireto: Ela disse que gosta do Bob. Cite diversos exemplos de como o tempo verbal pode mudar de um discurso para o outro.

  4. 4

    Diga aos alunos que não apenas o tempo verbal pode se modificar, mas a forma do verbo modal ou do verbo auxiliar também. Novamente, deixe que os alunos deem exemplos ou escreva vários exemplos no quadro e faça uma revisão. Aqui há algumas possibilidades: discurso direto: Ele disse, "Eu estava correndo mais cedo." e discurso indireto: Ele disse que tinha estado correndo mais cedo. Explique que, quando você relatar a fala de alguém, deve-se mudar o tempo, como ilustrado nos próximos dois exemplos. Discurso direto: "Hoje eu comecei meu novo trabalho". Discurso indireto (falado 24 horas depois): "Ele disse que começou em seu novo trabalho ontem". Da mesma forma, deve-se mudar referências a pronomes e localização. Por exemplo: Se alguém diz:"Eu trabalhei aqui por dois anos". No discurso indireto, ficaria: Ele disse que trabalhou lá por dois anos.

    Como ensinar discurso direto e indireto
    Deve-se alterar referências a pronomes e localização (Comstock Images/Comstock/Getty Images)
  5. 5

    Destaque que há algumas regras rápidas sobre discurso direto e indireto. Por exemplo, as palavras "poderia" e "deveria" não se modificam. Dê um exemplo: Discurso direto: "Nós poderíamos ir para a aula," ela disse. Discurso indireto: Ela disse que poderíamos ir para a aula.

  6. 6

    Diga aos alunos para formarem pares e faça que eles pratiquem os discursos direto e indireto. Dê a cada um uma folha de papel com duas colunas e escreva "discurso direto" de um lado e "discurso indireto" do outro. Diga a eles para revezarem, praticando ambas as formas, dando pelo menos 10 exemplos de ambas as formas de discurso. Deixe um par demonstrar com a primeira pessoa lendo em voz alta a frase falada e escrevendo-a. Então, peça ao parceiro para relatar aquela frase usando discurso indireto e escrevendo-a também. Finalize com um teste para fixar a aprendizagem, caso necessário.

    Como ensinar discurso direto e indireto
    Coloque os alunos em pares para praticar os discursos direto e indireto (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Dicas & Advertências

  • No discurso indireto, "que" é frequentemente usado para conectar as duas partes da sentença (por exemplo, Sue disse que ela poderia levar o namorado à festa).

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível