Conhecimento

Como ensinar seu filho a ler

Escrito por contributing writer | Traduzido por randhal wendel
Como ensinar seu filho a ler

Você pode ensinar seu filho a ler

Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images

Ensinar seu filho a ler pode ser uma das experiências mais gratificantes que você pode ter como pai. Muitos pais se preocupam, a princípio, se conseguem ensinar uma criança a ler. Se você é capaz de ler por si mesmo, então você tem as ferramentas necessárias para ensinar uma criança a ler. Com um pouco de paciência, você pode ter a honra de assistir a um novo mundo se abrir para o seu filho, conforme os símbolos em uma página vão se transformando em acessos a mundos imaginários.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Leia para seu filho diariamente. Nada pode substituir a vantagem que uma criança recebe ao se familiarizar com os livros e com a maneira que a palavra escrita soa quando lida em voz alta. Se o seu filho vir que a leitura é importante para você, então ele estará muito mais propenso a querer aprender a ler. Enquanto estiver lendo para o seu filho, mova o dedo ao longo das palavras. Isso vai ajudar o seu filho a associar o que você está dizendo com as letras que ele vê.

  2. 2

    Certifique-se de que o seu filho está pronto para começar a aprender a ler. Se ele demonstra interesse em ler letras e folhear livros, pode ser que ele esteja pronto para começar a aprender. Este é um aprendizado que não pode ser apressado. Se você tentar ensinar uma criança prematuramente, ambos terminarão frustrados. Se ele não tiver qualquer interesse em aprender as letras, então espere um mês ou um pouco mais e tente novamente. Algumas crianças estão prontas para começar a aprender as letras já aos dois anos de idade, enquanto outras não estão prontas até os quatro ou cinco anos. Seu filho irá demonstrar quando ele estiver pronto para começar a ler.

  3. 3

    Ensine ao seu filho os sons de cada letra. Você pode tornar isso divertido, como dizer "Eu vejo um g-g-g-gato" sempre que você vê um gato. O som de uma letra é muito mais importante do que seu nome, pois a criança terá de combinar os sons para formar palavras. Se o seu foco é o nome das letras, então a criança tem que passar por um passo adicional ao estudar uma palavra, primeiro identificando cada letra e depois voltando e identificando o som de cada uma.

  4. 4

    Concentre-se em uma letra de cada vez. Em vez de tentar ensinar a uma criança 26 novas letras de uma só vez, concentre-se em uma letra por dia ou por semana para que a criança domine o som de cada letra e sinta orgulho de si mesma por isso.

  5. 5

    Associe visão, som e toque enquanto ensina cada letra. Algumas crianças aprendem mais rápido as letras vendo ou ouvindo-as, enquanto outras aprendem melhor usando o corpo. Incentive seu filho a desenhar a letra e depois cole imagens de algo que comece com o som daquela letra, como, por exemplo, colar fotos de cães para a letra C ou de dinossauros para a letra D. Cante músicas sobre a letra. Leia para seu filho uma história que usa repetidamente o som daquela letra. Pense em maneiras criativas para que ela aprenda o som de cada letra.

  6. 6

    Comece a leitura com palavras "consoante-vogal-vogal" ou "consoante-vogal-consoante-vogal". Depois que seu filho souber o som de suas letras, ele está pronto para começar a ler. Iniciantes se saem melhor tentando ler palavras que tenham o padrão C-V-V, como cão, ou C-V-C-V, como gato. Crie cartões ou obtenha livros para leitores iniciantes, e leve o seu filho a dizer o som de cada letra para descobrir a palavra. As crianças ficam animadas quando são capazes de "decodificar" uma palavra por conta própria.

  7. 7

    Pratique a leitura diariamente. Quando seu filho começar a dizer as palavras no padrão consoante-vogal-vogal ou consoante-vogal-consoante-vogal, ele estará oficialmente lendo. Seu filho precisará praticar muito, então obtenha muitos livros para leitores iniciantes da livraria ou biblioteca para que ele possa praticar a leitura. Demora bastante desde a sondagem de cada letra de uma palavra até ele aprender a pronunciar palavras e começar a ler fluentemente, mas tudo isso vem com a prática.

Dicas & Advertências

  • Mantenha uma atitude positiva. Se você tornar o aprendizado da leitura divertido, então seu filho estará muito mais propenso a "brincar" com você.
  • Pratique os sons das letras juntamente com seus filhos enquanto estiver dirigindo. Repasse todo o alfabeto e combine palavras com os sons das letras. Por exemplo, veja quantas palavras ele pode citar que comecem com um som B ("BAH"). Reveze selecionando palavras para que ele possa aprender com seus exemplos.
  • Se o seu filho estiver tendo dificuldades para aprender a ler, não pense que você está fazendo algo errado. Seu filho pode não estar pronto para ler ainda. Quando uma criança está pronta para começar a leitura, o processo torna-se significativamente mais fácil.
  • Corrigir duramente uma criança que pronuncia uma palavra errada pode levar a uma regressão nas habilidades de leitura. Em vez de corrigir seu filho, elogie-o por seus esforços e formule a maneira correta de pronunciar a palavra.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media