Como ensinar inglês com atividades lúdicas

Escrito por nicki callahan | Traduzido por carla yoshida
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como ensinar inglês com atividades lúdicas
Habilidades da conversação podem ser avaliadas com atividades lúdicas (Conversation image by Scott Maxwell from Fotolia.com)

Sejam lúdicas ou espontâneas, as atividades são ferramentas efetivas para ensinar inglês. Elas encorajam os alunos a praticarem suas habilidades na língua, sem preparação prévia. Esses exercícios podem ajudar um professor a avaliar o nível de conversação, bem como ajudar os alunos a desenvolverem suas habilidades em situações muito próximas à realidade.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Introduza a ideia do discurso improvisado à sua turma. Escreva alguns tópicos de discurso em pedaços de papel. Faça o primeiro aluno escolher um dos papéis, lê-lo e pensar sobre o tópico por um minuto. O aluno então fará um discurso de quatro a cinco minutos para a classe. O objetivo é dar ao aluno um tempo mais longo para falar sobre o tópico, assim poderá demonstrar seu vocabulário e fluência sem uma preparação antecipada. Os alunos ouvem uns aos outros; observando o uso do vocabulário variado e ininterrupto, de forma coerente.

  2. 2

    Planeje uma lição com esquetes improvisadas para a classe. Escreva-as em tiras de papéis. Divida sua classe em grupos de dois ou três alunos. Cada um dos grupos pegará uma tira de papel e planeja sua atuação em três ou quatro minutos. Então, cada grupo deve apresentar sua esquete de forma improvisada. Dando-lhes apenas alguns minutos, você assegura que eles tenham o tempo suficiente para planejar suas ideias da esquete e sem necessariamente usar um script. Os alunos improvisarão suas falas, fazendo com que o grupo crie uma estória coerente, e incorpore palavras que talvez não usem em suas conversas.

  3. 3

    Divida a classe em pares e prepare uma série de tópicos para a conversação. Escreva palavras simples como "luz do sol", "gatos" ou "tomates" em tiras de papel, depois faça com que cada aluno pegue uma. Os alunos tentarão explicar a palavra que eles sortearam sem falar para o parceiro qual palavra é. Eles terão que usar um vasto vocabulário e suas habilidades de descrição para explicar o significado.

  4. 4

    Arrume as mesas e as cadeiras em um círculo e inicie uma aula de conversação. Faça com que os alunos se sentem em torno do círculo e encoraje-os para uma discussão. Prepare algumas perguntas, como por exemplo "As pessoas do seu país vivem para trabalhar, ou trabalham para viver?". Evite perguntas chatas e básicas como por exemplo "Qual é sua cor favorita?". Apresente a pergunta para a turma e simplesmente monitore e encoraje a discussão. Permita que eles respondam um ao outro e direcione a conversa. Quando você ouvir que a conversação ou o interesse está caindo, apresente uma outra questão e continue a discussão.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível