Mais
×

Como ensinar inglês com atividades lúdicas

Atualizado em 17 abril, 2017

Sejam lúdicas ou espontâneas, as atividades são ferramentas efetivas para ensinar inglês. Elas encorajam os alunos a praticarem suas habilidades na língua, sem preparação prévia. Esses exercícios podem ajudar um professor a avaliar o nível de conversação, bem como ajudar os alunos a desenvolverem suas habilidades em situações muito próximas à realidade.

Instruções

Habilidades da conversação podem ser avaliadas com atividades lúdicas (Conversation image by Scott Maxwell from Fotolia.com)
  1. Introduza a ideia do discurso improvisado à sua turma. Escreva alguns tópicos de discurso em pedaços de papel. Faça o primeiro aluno escolher um dos papéis, lê-lo e pensar sobre o tópico por um minuto. O aluno então fará um discurso de quatro a cinco minutos para a classe. O objetivo é dar ao aluno um tempo mais longo para falar sobre o tópico, assim poderá demonstrar seu vocabulário e fluência sem uma preparação antecipada. Os alunos ouvem uns aos outros; observando o uso do vocabulário variado e ininterrupto, de forma coerente.

  2. Planeje uma lição com esquetes improvisadas para a classe. Escreva-as em tiras de papéis. Divida sua classe em grupos de dois ou três alunos. Cada um dos grupos pegará uma tira de papel e planeja sua atuação em três ou quatro minutos. Então, cada grupo deve apresentar sua esquete de forma improvisada. Dando-lhes apenas alguns minutos, você assegura que eles tenham o tempo suficiente para planejar suas ideias da esquete e sem necessariamente usar um script. Os alunos improvisarão suas falas, fazendo com que o grupo crie uma estória coerente, e incorpore palavras que talvez não usem em suas conversas.

  3. Divida a classe em pares e prepare uma série de tópicos para a conversação. Escreva palavras simples como "luz do sol", "gatos" ou "tomates" em tiras de papel, depois faça com que cada aluno pegue uma. Os alunos tentarão explicar a palavra que eles sortearam sem falar para o parceiro qual palavra é. Eles terão que usar um vasto vocabulário e suas habilidades de descrição para explicar o significado.

  4. Arrume as mesas e as cadeiras em um círculo e inicie uma aula de conversação. Faça com que os alunos se sentem em torno do círculo e encoraje-os para uma discussão. Prepare algumas perguntas, como por exemplo "As pessoas do seu país vivem para trabalhar, ou trabalham para viver?". Evite perguntas chatas e básicas como por exemplo "Qual é sua cor favorita?". Apresente a pergunta para a turma e simplesmente monitore e encoraje a discussão. Permita que eles respondam um ao outro e direcione a conversa. Quando você ouvir que a conversação ou o interesse está caindo, apresente uma outra questão e continue a discussão.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article