×
Loading ...

Como ensinar a letra B no jardim de infância

Atualizado em 17 abril, 2017

Enquanto a maioria das crianças chegam ao jardim de infância já sabendo as letras do alfabeto, é sempre bom praticá-las novamente, bem como discutir os sons de cada letra. O som de "b" é geralmente um dos primeiros que uma criança faz. Além disso, com a sua forma diferente, é uma das mais divertidas para as crianças escreverem. Ao ensinar as letras às crianças do jardim de infância, é importante se lembrar de planejar aulas que atraiam diferentes tipos de alunos. Por exemplo, fornecer atividades táteis e auditivas, bem como aulas visuais.

Instruções

Plano de atividades divertidas para reforçar o conhecimento de letras no jardim de infância (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)
  1. Torne a aprendizagem da letra "B" uma experiência tátil. Crie vários recortes diferentes do "B" usando papelão. Dê às crianças a oportunidade de cobrir estas letras com material de estimulação sensorial como areia, tecido de veludo ou arroz. Forneça cola e vários tipos de substâncias para cobrir as letras. Permitir que as crianças manipulem as letras cobertas ajudará a aprender a forma do "B" e depois ser capaz de escrevê-lo.

    Loading...
  2. Crie um Museu da letra "B". Peça a cada criança para trazer um objeto de casa que comece com "B". Diga aos alunos que terão de apresentar seu objeto para a classe em uma atividade em que o mostrem e expliquem. Assim, aprenderão a escrever o nome do seu objeto em um cartão de leitura para criar uma exposição. Convide outras classes para visitar seu museu da letra "B".

  3. Dê às crianças muitas oportunidades de criar a forma da letra "B". Por exemplo, coloque bandejas de café com uma fina camada de farinha de milho no fundo, no Centro de Redação. Permita que as crianças usem o dedo ou a extremidade de um lápis para criar a letra B na farinha. Peça a vários alunos para trabalharem juntos. Ao ar livre, use giz ou varetas na areia para criar o "B".

  4. Faça uma nuvem de palavras com a letra "B". Como uma atividade de grupo grande, peça às crianças para pensarem em palavras que comecem com o som de "b". Escreva estas palavras em uma cartolina grande em forma de nuvem e pendure-a em sua sala de aula, onde todas as crianças possam vê-la. Esta é uma ideia que pode ser usada para todas as letras do alfabeto. Ao escrever as letras das palavras que as crianças ditam, escreva a letra "B" com uma cor diferente do restante da palavra, como vermelho, a fim de destacá-la.

Loading...

O que você precisa

  • Papelão
  • Faca
  • Areia
  • Pedaços de tecido
  • Arroz
  • Cola
  • Fichas de leitura
  • Marcadores
  • Cartolina branca cortada em forma de nuvem
  • Farinha de milho
  • Giz

Referências

Loading ...
Loading ...