Como ensinar a relação entre circunferência e diâmetro para alunos da terceira série

Escrito por rebecca kling | Traduzido por mariana dsp
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Como ensinar a relação entre circunferência e diâmetro para alunos da terceira série
A relação entre o diâmetro e a circunferência de todos os círculos é a mesma: o número Pi (Photos.com/PhotoObjects.net/Getty Images)

Ensinar aos alunos da terceira série conceitos básicos sobre matemática e geometria é uma ótima maneira de ajudá-los a entender melhor o mundo. Use atividades interativas para que eles vejam fisicamente a relação entre o diâmetro e a circunferência de um círculo.

Nível de dificuldade:
Moderado

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O que você precisa?

  • Fio azul
  • Fio amarelo
  • Tesouras sem ponta
  • Quadro de avisos

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Instruções

    Preparação

  1. 1

    Corte o fio amarelo em vários tamanhos, variando entre 30 e 120 cm.

  2. 2

    Amarre as pontas de cada fio, criando um círculo.

  3. 3

    Corte o fio azul em pedaços de 60 cm, um para cada círculo.

    Instruções para os alunos

  1. 1

    Dê um círculo amarelo, um pedaço de fio azul e tesouras sem ponta para cada aluno.

  2. 2

    Instrua cada um deles a fazer um círculo com o fio amarelo.

  3. 3

    Peça a eles para colocar o fio azul atravessado no meio do círculo.

  4. 4

    Ajude-os a cortar o fio azul quando ele ultrapassar a borda do círculo amarelo.

  5. 5

    Mostre à cada um deles como cortar o círculo amarelo e colocá-lo ao lado do fio azul.

  6. 6

    Junte os fios.

    Mostrando

  1. 1

    Pendure os fios amarelos no quadro de avisos, do mais curto para o mais comprido.

  2. 2

    Pendure os fios azuis no quadro de avisos, do mais curto para o mais comprido.

  3. 3

    Pergunte aos alunos se os fios amarelos - as circunferências - e os azuis - os diâmetros - aparentam ter alguma relação. Ou seja, conforme os fios amarelos ficam mais compridos, e os círculos aumentam, os fios azuis também devem ficar maiores?

  4. 4

    Explique que a relação entre o diâmetro e a circunferência é uma fração: C/D = Pi, e que isso se aplica a todos os círculos, independentemente de serem grandes ou pequenos.

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