Conhecimento

Como ensinar teatro para educação infantil

Escrito por erica loop | Traduzido por mayra dias
Como ensinar teatro para educação infantil

Comece uma atividade de teatro com uma história

Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images

Para crianças, teatro é mais do que simplesmente atuar. Os estudantes da educação infantil podem se beneficiar de diferentes modos físico, cognitivo, social e emocional com atividades dramáticas livres ou planejadas. Dramatização pode ajudar as crianças a desenvolverem auto-consciência, aumentar o desenvolvimento motor e a coordenação, estimular o pensamento criativo, habilidades para resolver problemas e aprender sobre cooperação e revezamento. Os educadores que trabalham com crianças na educação infantil podem reforçar habilidades dramáticas através do desenvolvimento de aulas, materiais e adereços adequados.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Fantasias
  • Adereços de brinquedo
  • Livros de histórias

Lista completaMinimizar

Instruções

    Crie o ambiente

  1. 1

    Separe uma parte da sala para o teatro. Certifique-se que é grande o bastante para conter ao menos três crianças de uma vez. Limpe o espaço de todo o conteúdo de outra área, materiais, cadeiras, mesas e itens esquecidos.

  2. 2

    Forneça alguns adereços. Estes podem variar dependendo do objetivo da aula. Dramatização livre são mais de natureza exploratória e podem exigir uma maior variedade de objetos. Exemplos podem incluir comida de brinquedo, louças de plástico ou de brinquedo, bonecas ou animais de pelúcia. Uma lição mais estruturada pode exigir adereços mais específicos baseados na história ou peça.

  3. 3

    Forneça fantasias. Estas podem variar desde roupas diferentes até fantasias de personagens de verdade. As roupas diferentes podem incluir artigos de adultos, como vestidos, ternos, jaquetas ou saias. Escolha fantasias de personagens baseadas em uma história ou narrativa específica que vocês irão realizar, ou procure por diferentes temas de vestimenta como animais, princesas ou figuras do esporte.

  4. 4

    Arrume o palco. Em muitos casos, o palco vai ser a seção de teatro da sala. Decore a área com murais pintados pelas crianças, cartazes ou tapetes decorativos.

    Dramatização livre

  1. 1

    Divida as crianças em grupos de no mínimo três, e no máximo quatro alunos.

  2. 2

    Mostre os adereços escolhidos, fantasias e os itens de brinquedo para as crianças.

  3. 3

    Deixe clara qualquer regra de segurança ou políticas de sala. Estas podem incluir, a proibição da corrida, arremessos de objetos, e o tempo limite da peça. Baseie os limites de tempo na idade das crianças e do seu tempo geral de concentração. Geralmente, use de 15 a 20 para os mais novos e de 20 a 30 para os mais velhos.

  4. 4

    Permita que as crianças explorem o material e trabalhem juntas para fingir os movimentos e atuar. Dê algumas dicas para encorajar a peça. Pergunte questões como "Como você usa esse adereço?" ou "Como você acha que sua personagem falaria?".

    Lições com dramatização planejada

  1. 1

    Escolha uma história ou livro para basear sua narrativa e os personagens. Selecione uma história apropriada para a idade com personagens suficientes para incluir todos os alunos.

  2. 2

    Leia e discuta a história com as crianças. Escolha diferentes crianças para diferentes personagens. Dê a cada criança algumas linhas ou frases para dizer.

  3. 3

    Ajude as crianças a escolher as fantasias e adereços que combinam com suas personagens. Pergunte o por quê de determinado personagem usar uma fantasia específica.

  4. 4

    Ensaie a história usando as fantasias e os adereços. Convide cada criança para o palco e peça que recite suas falas. Encoraje a movimentação das personagens e até as danças que podem acompanhar as palavras recitadas.

Dicas & Advertências

  • Sempre supervise as crianças durante a hora da dramatização.
  • Mude os materiais, fantasias e adereços mensalmente ou conforme a variação do tema da aula.
  • Convide todas as crianças da sala para tentar atuar.
  • Evite objetos, materiais e fantasias perigosos. Não use fantasias que tenham botões pequenos ou outros materiais asfixiantes, que sejam muito grandes, ou que possam fazer tropeçar.
  • Não sufoque o espírito criativo. Não há resposta errada nas artes dramáticas. Não diga às crianças que elas não estão atuando do jeito certo a menos que estejam fazendo algo perigoso.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media