×
Loading ...

Como fazer enxertos em abacateiros

Atualizado em 17 abril, 2017

Abacates são fáceis de cultivar. Você pode até mesmo plantar um abacateiro em casa a partir da semente da fruta que você comprou no supermercado. Plantar e cultivar os abacates desde a semente pode ser muito fácil, mas realizar um enxerto não é, com uma taxa de sucesso não muito alta. No entanto, este método é o único pelo qual você conseguirá cultivar uma árvore com abacates que realmente produzirá frutos comestíveis. Se você realmente ama abacates e quer cultivá-los em seu próprio jardim de casa, aprender a enxertar abacates vale a pena o esforço. Um método preferido, discutido aqui, é o "enxerto de tronco".

Instruções

O enxerto é uma técnica pela qual você obterá frutos comestíveis (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)
  1. Escolha a época certa do ano. Para abacates, a primavera é a melhor época, a temperatura ideal, no entanto, fica entre 15 e 32 ºC e não menos que 7 ºC.

    Loading...
  2. Espere até que a casca da árvore comece a escorregar pelo tronco da árvore cujas raízes você utilizará. Isto significa que a casca será facilmente separada da madeira da árvore.

  3. Corte uma parte da raiz. Você deve ter somente um tronco (e não a árvore inteira) para usar como raiz para seu enxerto. Quando serrar o tronco, não deixe bordas afiadas. Se você as causar por acidente, corte-as com uma faca bem afiada ou própria para enxerto até ter uma borda lisa.

  4. Prepare a raiz. Corte fendas verticais de 6 cm até 9 cm entre as cascas e a madeira em volta das raízes. Espace as fendas cerca de 12,5 cm a 15 cm.

  5. Corte os ramos. Esta é a parte que será unida à raiz e é geralmente tomada da ponta de um galho. Certifique-se de que cada um tenha dois a três brotos. Use uma faca afiada para cortar pedaços com 10 cm a 12,5 cm de comprimento. Remova as folhas, mas deixe os brotos.

  6. Prepare os ramos. Primeiro, comece um corte a 3,5 cm a 5 cm da base do ramo. Comece a cortar para baixo, penetrando ao longo do ramo, até chegar ao fim. O corte final na base deve entrar na madeira cerca de um terço da espessura da madeira. Quando tiver terminado, a parte cortada deve parecer uma cunha. Depois disto, corte um pequeno pedaço do lado oposto ao primeiro corte para fazer uma segunda cunha, tornando o enxerto mais fácil de encaixar na raiz.

  7. Insira os ramos na raiz. Afaste a casca da madeira para dar espaço suficiente para a inserção. Certifique-se de que a parte interna que estava exposta depois de ter feito seu primeiro corte longo fique contra a madeira da raiz. Empurre o ramo até encontrar o local onde realizou o corte inicial. Repita o processo por toda a raiz até que todas as fendas estejam preenchidas.

  8. Amarre o ramo à raiz. Você pode usar fita transparente, que geralmente é usada para enxertar tomates, para segurar o ramo contra a raiz. Essa fita permite que você acompanhe o progresso dos enxertos. (Ela pode ser removida quando os ramos começarem a crescer e se segurarem).

  9. Pode todos os ramos exceto um conforme eles cresçam. Você deve apará-los para controlar o seu vigor e forçar os nutrientes de volta à área do enxerto. Deixe que um deles cresça, no entanto. Esse será aquele que formará um novo galho na sua raiz. Os outros serão removidos depois que o enxerto vingar, e esteja crescendo bem (o que pode levar várias semanas).

Loading...

Dicas

  • Certifique-se de fazer cortes retos e remover pontas afiadas tanto dos ramos quanto das raízes.
  • Certifique-se que o câmbio (a parte esverdeada da planta que fica abaixo da casca) da raiz e do ramo fique bem alinhado.

Aviso

  • Enxertos de abacate nem sempre vingam, motivo pelo qual muitos jardineiros domésticos não tentam o enxerto. No entanto, você deve tentar vários enxertos para aumentar as chances de sucesso.

O que você precisa

  • Serra
  • Faca bem afiada ou específica para enxertos
  • Fita transparente

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...