Por que meu escapamento cheira a gás?

Escrito por andrew rothmund | Traduzido por leonan silva
Por que meu escapamento cheira a gás?
Os gases do escapamento fazem mal à saúde (Auto Exhaust image by Digital Photique from Fotolia.com)

O escapamento com um cheiro forte de gás indica vários problemas. O cheiro de gás pode ser notado geralmente ao redor do carro quando estiver parado.

Relação ar-combustível

A relação de ar-combustível poderia estar fora de equilíbrio - em excesso, combustível não queimado se transforma em fumaça. Isso geralmente é um sintoma de outros problemas mais complicados e é a causa do cheiro "de gás" saindo do escapamento.

Sensores de oxigênio

Comumente referidos como "sensores de O2", eles podem falhar e fazer com que o computador a bordo do carro ajuste inapropriadamente a proporção de ar-combustível e então cause a passagem de combustível sem inflamar. Geralmente o carro vai mostrar um alarme no painel, às vezes como a luz de verificação do motor.

Conversor catalítico

O conversor catalítico serve para eliminar do gás do escapamento subprodutos nocivos do combustível queimado. Por causa disso, eles podem ficar obstruídos, recuados ou ineficazes. Isso vai desperdiçar a proporção de ar-combustível, causando o gasto de combustível.

Problemas na unidade de controle eletrônico

Todos os carros modernos usam um pequeno computador para administrar o controle do motor. Em alguns casos, os problemas podem ocorrer com o software que está instalado no computador a bordo do carro, causando vários problemas. Uma visita a um mecânico experiente é necessária para verificar o estado desse computador.

Correia dentada ou corrente

Correias dentadas e correntes ficam esticadas com o passar do tempo. Muitas fabricantes recomendam trocá-las a cada 80 a 120 km rodados. Quando elas esticam, o tempo dos eixos de comando do motor fica desalinhado com os êmbolos, culminando no combustível não utilizado ou insuficiência de ar.