×
Loading ...

O que causa a chama amarela nos aquecedores a gás?

Atualizado em 23 março, 2017

Manter um aquecedor a gás em bom funcionamento é importante para manter a segurança, assim como para assegurar a operação eficiente de energia. Se chamas amarelas aparecerem em um aquecedor a gás ou outro aparelho a gás, isso indica um problema.

Não importa se é um fogão ou um aquecedor, o gás deve sempre queimar na cor azul (gas flame image by Zbigniew Nowak from Fotolia.com)

Causa

Quando um aquecedor a gás apresenta uma chama amarela, isso é sinal de que o gás não está queimando corretamente. A sujeira ou poeira no queimador é a causa mais comum desse problema, embora contaminantes no gás e queimadores ajustados de forma errada também possam fazer a chama queimar dessa cor. O aparelho deve estar limpo e com a manutenção de acordo com as instruções do fabricante para corrigir o problema.

Loading...

Problemas de segurança

Quando o gás natural utilizado no aquecedor não está queimando devidamente, o aparelho pode produzir um excesso de fumaça; essa fumaça pode ser perigosa para as pessoas por perto. Os problemas que fazem o gás queimar amarelo provavelmente piorarão, criando mais fumaça no aquecedor.

Problemas na economia de energia

A chama amarela em um aquecedor a gás é sinal de queima inadequada, fazendo com que ele tenha menos eficiência. Um aquecedor com chama amarela cria menos calor e usa mais gás do que um que esteja funcionando perfeitamente.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...