Mais
×

Como escolher um motor de passo

Atualizado em 20 julho, 2017

Motores a passo são cada vez mais utilizados em projetos de robótica e máquinas caseiras de fresagem. Muitos destes projetos giram em torno da funcionalidade específica dos motores de passo. Este artigo irá ensiná-lo a escolher o motor de passo adequado ao seu projeto.

Instruções

Pai e filho fazendo um projeto caseiro (David Sacks/Photodisc/Getty Images)
  1. Determinar a resolução necessária. Os motores de passo tem uma propriedade chamada de "ângulo de passo", este é o número de graus que o eixo gira por sinal de entrada vindo do circuito de controle. Ângulos de passo comuns são 0,9 graus, 1,8 graus e 3,6 graus. Estes ângulos representam 400, 200 e 100 passos por rotação respectivamente. Quanto maior o número de passos por rotação a maior a precisão proporcionada pelo motor. Alguns projetos podem requerer um elevado grau de precisão, como no caso de uma máquina de fresagem ou de um robô.

    Pequeno robô de brinquedo (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)
  2. Escolha um padrão de enrolamento. Os motores de passo podem ter um estator em configuração bipolar ou unipolar. A maneira que o estator é enrolado determina o tipo de controlador necessário. Em uma configuração unipolar, o fluxo de corrente deve que ser revertido para mudar de direção, enquanto uma configuração bipolar não, ele fornece dois enrolamentos por pólo, uma para cada direção. Em geral, motores de passo bipolares permitem esquemas de controle mais simples para os amadores.

  3. Determine o torque necessário para a sua aplicação. Uma vez determinado, consulte a documentação do motor de passo para um controlador equivalente e determine se ele fornecerá torque de retenção suficiente.

  4. Determine os requisitos de tamanho, peso e potência quando escolher de um motor de passo. O projeto físico de alguns motores de passo é significativamente mais leve do que outros projetos, isso pode ser fundamental para uma aplicação portátil. Tensão e consumo de corrente pode ser ditada pela aplicação e também vai contribuir para a seleção do motor. Lembre-se de que o controlador do motor estará funcionando a uma tensão maior do que a classificação do motor.

O que você precisa

  • Requisitos de aplicação do motor
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article