Como escolher vegetais amarelos ricos em vitaminas

Escrito por mary duffy | Traduzido por marina pastore
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Como escolher vegetais amarelos ricos em vitaminas
Duas variedades de abobrinha (Wikimedia Commons)

Escolher vegetais e frutas ricos em vitaminas e fitoquímicos que incrementem a nutrição é importante para manter uma dieta saudável.

Você provavelmente já conhece os fitoquímicos: eles são os compostos presentes em frutas e vegetais que ajudam a prevenir o câncer, reduzem inflamações e melhoram a resposta do sistema imunológico. Você também já pode ter ouvido falar sobre as propriedades antioxidantes de alguns destes nutrientes; os antioxidantes contribuem para prevenir o câncer e moderar os efeitos do envelhecimento.

Frutas e vegetais que são ricos em fitoquímicos são frequentemente chamados de "superalimentos". Aqui você vai aprender por que vegetais como abóbora, cenouras amarelas, manga, limões e bananas são tão bons para a sua saúde e como selecioná-los e armazená-los para obter a nutrição ideal.

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Instruções

    Como escolher vegetais amarelos ricos em vitaminas

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    Conheça seus vegetais e frutas amarelos. Alguns que você pode encontrar comumente no supermercado são: abóbora, pimentão amarelo, batatas Yukon Gold, batata-doce, moranga e milho. Carambola, mamão, caqui e manga são boas frutas amarelas. Escolha vegetais frescos e sem marcas no supermercado ou tente ir a uma feira nas redondezas para obter produtos mais frescos.

  2. 2

    Coma-os e prepare-os do jeito certo: não cozinhe demais os seus vegetais! Em muitos casos, o cozimento em excesso leva à perda de nutrientes. Cozinhar os vegetais no vapor preserva os nutrientes melhor do que o cozimento em água fervente. Milho, abóbora, batatas e batatas-doces são todos ótimos para o cozimento no vapor. Experimente as cenouras e pimentões crus para obter o máximo valor nutricional. Você também pode comer cruas qualquer uma das frutas listadas acima.

    Como escolher vegetais amarelos ricos em vitaminas
    Frutas e vegetais crus têm maior valor nutricional
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    Armazene seus produtos para preservar seu poder e seus nutrientes. Não deixe os vegetais na geladeira se não for necessário. Quanto mais tempo uma fruta ou vegetal fresco permanece refrigerado, mais nutrientes são perdidos.

    Surpreendentemente, um jeito ótimo de prolongar a vida destes produtos é deixá-los dentro do micro-ondas. As mesmas micro-ondas que cozinham os alimentos permanecem dentro do micro-ondas para ajudar a retardar o processo de amadurecimento e apodrecimento. Se você perceber que um vegetal -- como uma banana com manchas marrons -- está começando a apodrecer, você pode colocá-la no micro-ondas por 20 segundos e prolongar sua vida por 2 ou 3 dias.

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