Como escrever uma biografia pessoal para seleções de emprego

Escrito por isobel washington | Traduzido por luísa ferreira
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Como escrever uma biografia pessoal para seleções de emprego
A biografia pessoal é um bom complemento para seu CV (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Uma biografia pessoal profissional serve a muitos objetivos e é um complemento útil para o currículo. Trata-se de um resumo breve, de um a três parágrafos, da sua carreira e realizações profissionais, usado para releases de imprensa, perfil executivo, perfil de freelancer ou qualquer perfil online.

Nível de dificuldade:
Moderado

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Instruções

    Crie a estrutura

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    Faça uma lista com seus objetivos profissionais. Os objetivos podem incluir mudar de carreira, atrair novos clientes e oportunidades de emprego ou promover o perfil da sua organização.

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    Considere a sua "marca" pessoal. Gestão de marcas costuma ser usada para posicionar produtos, serviços ou empresas de uma maneira específica na mente dos consumidores. Para profissionais criativos isso é essencial. Pense na marca como a atribuição de uma personalidade para o seu "eu profissional". Provavelmente você já tem uma e só precisa elaborá-la. Por exemplo, se você trabalha ou quer trabalhar com algo relacionado à moda jovem, adeque sua biografia para refletir isso como sua personalidade profissional. Da mesma forma, se sua marca pessoal é a longevidade em grandes corporações de modo a fazer contribuições duradouras, direcione sua biografia nesse sentido.

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    Anote todas as informações relevantes sobre sua carreira em uma lista. Ao fazê-lo, não consulte seu currículo, porque a ideia é descobrir quais são os pontos que mais se destacam em sua mente. Escreva todos os projetos importantes, trabalhos e realizações, independentemente do formato: "Eu passei muitos anos trabalhando na área financeira; sei tudo sobre regulamentos tributários corporativos; fui promovido de X a Z; ajudei a Empresa X a resolver o dilema Y", etc. Você também pode se lembrar de noites em claro à base de café ou de momentos em que usou a criatividade para resolver problemas. Anote tudo.

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    Elimine todas as informações irrelevantes. Olhe para o seu CV e para a lista que acabou de fazer e apague dados que não favorecem seus objetivos ou sua marca pessoal. Por exemplo, se você mudou de carreira passando de garçom a administrador, exclua informações relacionadas ao tempo em que servia mesas. Se, no entanto, a sua carreira como administrador ainda não floresceu e seu histórico empregatício não é o suficiente, há formas de moldar informações sobre empregos não relacionados à área atual de maneira a promover seus objetivos. Por exemplo, quatro ou mais anos em qualquer função podem demonstrar lealdade e estabilidade.

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    Escreva a introdução. Ela deve consistir em uma só frase, que será crucial para prender a atenção dos leitores e enviar uma mensagem clara sobre quem você é. Por exemplo, "Com dez anos de construção de uma forte reputação na área de publicidade, as habilidades de John Smith com as palavras oferecem uma redação eficaz para uma ampla gama de clientes".

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    Trabalhe o corpo do texto afunilando seus pontos principais o máximo possível. Essa parte deve ter de uma a quatro frases e deve destacar, de forma clara e concisa, seu histórico de trabalho e realizações. Um número significativo de anos em determinada empresa, prêmios ou outras realizações e destaques de projetos compõem o corpo da biografia.

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    Escolha os verbos com cuidado. Eles são cruciais e usar o certo muitas vezes pode ajudar a eliminar grupos de palavras descritivas e valorizar sua biografia. "Trabalhou em", por exemplo, não diz muita coisa. Verbos como "liderar", "administrar", "criar" e "organizar" são escolhas melhores -- e há outras opções ainda mais interessantes.

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    Seja claro e conciso. Evite linguagem rebuscada, adjetivos e advérbios desnecessários e excessiva auto-promoção com referências vagas, como "o melhor funcionário da equipe".

    O corpo do texto deve ser como este: "A primeira etapa de John Smith como redator começou com pequenos clientes em Nova Iorque, o que levou a um rápido reconhecimento por parte de Roosevelt & Moore, que o acolheram na prestigiosa agência de publicidade. Enquanto a empresa prosperava com o estilo de escrita de Smith, ele ascendeu e passou a dirigir uma equipe de mais de 30 redatores como Redator Sênior por cinco anos. Depois de vencer o Prêmio NYC de Melhor Redação em 2003, Smith saiu em carreira solo com sua própria consultoria. Seus renomados clientes incluíram X , Y e Z ".

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    Escreva a conclusão. Ela deve ser composta por duas ou três frases, escritas no presente, que resumem suas atuais responsabilidades e indicam seus futuros objetivos. Siga esse exemplo: "John Smith continua construindo seu premiado portfólio com múltiplos projetos que demonstram sua paixão por atrair clientes através da palavra escrita. Ele está aberto a novos clientes que apreciam o lado artísticos dos negócios".

Dicas & Advertências

  • Escreva em terceira pessoa, não em primeira.
  • Não escreva mais de uma frase para a introdução.
  • Evite adjetivos e advérbios vagos, que não podem ser provados ou que são muito subjetivos, como "espetacular", "ótimo" e "melhor". Até advérbios como "diligente" são usados demais hoje em dia e devem ser excluídos.

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