Mais
×

Como escrever uma carta de admissão para um programa de doutorado

Atualizado em 17 abril, 2017

Se você estiver pensando em se candidatar para um programa de doutorado em uma universidade americana, provavelmente precisará escrever uma carta de admissão. Normalmente, os formatos pedidos são: carta de apresentação ou carta de motivação. Nessas cartas você terá a oportunidade de se apresentar, listar as habilidades que o ajudarão durante o programa e o que você planeja fazer uma vez que tiver concluído o curso. Para garantir a melhor chance possível de ser selecionado, sua carta precisa cobrir todos esses aspectos e estar formatada profissionalmente.

Instruções

Organização e formatação correta são fatores cruciais para escrever uma carta de admissão eficaz (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
  1. Digite a data no canto superior esquerdo, garantindo que ela esteja em formato profissional. Pressione "Enter" duas vezes e, caso tenha essa informação, escreva o nome da pessoa a quem sua carta será direcionada. Abaixo do nome da pessoa, escreva o departamento de que ela pertence, o nome da universidade e o endereço. Use uma linha para cada uma das informações. Pressione "Enter" duas vezes.

  2. Escreva "Caro" e o nome da pessoa a quem você está escrevendo seguidos por uma vírgula. Pressione "Enter" duas vezes e comece a carta.

  3. Apresente-se com o seu nome, as instituições nas quais você estudou e a titulação obtida em cada uma delas. Mencione qualquer menções honrosas que possa ter recebido. Nessa parte, tente escrever apenas de três a cinco sentenças.

  4. Em dois ou três parágrafos, discorra sobre as razões pelas quais você deve ser aceito no programa. Liste qualquer habilidade que demonstre que você é o candidato ideal. Seja específico, conte um caso sobre tais habilidades. Essas estórias devem mostrar como você é um bom candidato para o programa.

  5. Escreva um ou dois parágrafos sobre o que você pretende fazer com sua educação e diploma que receberá ao final do curso. Discorra sobre como o programa o ajudará a alcançar tais objetivos. Você pode, inclusive, citar algumas disciplinas específicas que gostaria de cursar, os professores do programa com os quais gostaria de trabalhar e o que aprenderá com tais disciplinas e professores.

  6. Termine a carta com a palavra "Atenciosamente". Pressione "Enter" três vezes. Digite seu nome. Quando a carta estiver impressa, assine o seu nome entre a palavra "sinceramente" e o seu nome digitado.

Dicas

  • Ao invés de usar recuos para marcar os parágrafos, deixe um espaço entre eles.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article