Mais
×

Como escrever uma carta de apresentação para um amigo

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Uma carta de apresentação pode ajudar a apresentar um amigo para alguém que possa ajudá-lo academicamente ou profissionalmente. Por exemplo, se estiver apresentando um amigo para um dos seus superiores para recomendá-lo para um emprego, então uma carta de apresentação pode ser uma forma oficial e eficaz de fazer isso. No entanto, há certas coisas que você precisa incluir na carta de apresentação para que ela seja eficaz para o seu amigo.

Instruções

Uma carta de apresentação pode ajudar seu amigo a conseguir um emprego (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Dirija a carta de apresentação especificamente para a pessoa que você está enviando-a ou entregando. No topo da página, inclua primeiro o seu nome e informações para contato e então o nome do destinatário e as informações de contato abaixo.

  2. Explique como você conhece o destinatário no primeiro parágrafo, caso talvez eles não reconheçam o seu nome instantaneamente. Por exemplo, se estiver apresentando seu amigo para seu supervisor de estágio da universidade para recomendá-lo para um programa de estágio, o supervisor pode não lembrar quem você é sem alguma ajuda se vocês não mantêm muito contato.

  3. Explique ao destinatário por que está escrevendo a carta, imediatamente após dizer quem você é. O propósito de uma carta de apresentação é geralmente juntar as duas pessoas para algo que será mutuamente benéfico, como preencher uma vaga de emprego. Nesse momento, você também deve explicar como conheceu seu amigo, por exemplo, socialmente, através da escola, de um estágio ou emprego.

  4. Dê detalhes sobre o amigo sobre quem está escrevendo a carta e por que o destinatário deve conhecê-lo. Por exemplo, explique a experiência profissional da pessoa, qualidades positivas ou projetos relevantes que eles completaram com sucesso.

  5. Inclua as informações para contato ao final da carta. Fale ao destinatário que seu amigo pode ser contatado facilmente através de telefone ou e-mail e dê essas informações também.

  6. Repita que você acha que essa reunião será uma boa oportunidade para ambos, assim como reapresentar suas boas opiniões sobre seu amigo. Inclua suas informações para contato, para tirar dúvidas, e termine a carta com um fechamento profissional e seu nome.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article