Comunicação é a chave para se manter relações satisfatórios com os clientes. A comunicação deve ser aberta, direta, honesta e ainda assim profissional; tais elementos podem levar a relacionamentos duradouros e satisfação mútua entre clientes e funcionários. No entanto, caso sair da empresa seja a melhor coisa para você, isso pode ser um choque para os clientes. Sempre comunique tais notícias por escrito, escolhendo suas palavras cuidadosamente para minimizar o desconforto e deixar as coisas bem resolvidas.
Instruções
-
Escreva o endereço na parte superior esquerda em três ou quatro linhas. Pule a linha e escreva a data. Na linha seguinte, escreva o endereço da casa ou escritório de seu cliente em três ou quatro linhas.
-
Escreva “Caro” e mais o nome de seu cliente, na linha subsequente e pule a linha de baixo.
-
Comece sua carta expressando que você espera que seu cliente esteja bem e lembre-o da última vez que vocês dois falaram ou se corresponderam. Mencione o último trabalho ou projeto que você completou para seu cliente.
-
Na linha de baixo, explique que você apreciou ter trabalhado com seu cliente até agora. Descreva os motivos e cite exemplos específicos.
-
Comece outro parágrafo, e explique que você está saindo do negócio ou empresa. Dê uma breve explicação do porquê disso, seja profissional e mantenha os detalhes sucintos. Por exemplo, se você esta saindo porque está estressado com o trabalho e quer mudar para uma profissão completamente diferente, apenas afirme que você gostou do tempo que passou na empresa, mas parte para enfrentar novos desafios.
-
Escreva claramente o nome da pessoa que se encarregará do trabalho para seu cliente ou recomende colegas que ele possa contatar. Escreva seu número de contato direto ou e-mail para seu cliente.
-
Em outra linha, encerre escrevendo “Atenciosamente”, e escreva seu nome na linha seguinte. Você pode alinhar esse encerramento à direita ou à esquerda do documento.