Motivos para se trabalhar em uma empresa: como deixar clara sua intenção em uma entrevista de emprego

Escrito por matthew schieltz | Traduzido por marlon campos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Motivos para se trabalhar em uma empresa: como deixar clara sua intenção em uma entrevista de emprego
Estar preparado para perguntas como "por que você quer trabalhar aqui?" é essencial para bons resultados em uma entrevista de emprego (Comstock/Comstock/Getty Images)

Durante uma entrevista de emprego, o entrevistador frequentemente faz perguntas aos candidatos como "por que você quer trabalhar aqui?" ou "por que você se candidatou para essa vaga?". Esses entrevistadores esperam dos candidatos respostas mais complexas do que um mero "eu preciso de um emprego". Pelo contrário, possíveis empregadores querem ver pessoas decididas a respeito de sua profissão e não pessoas dispostas a aceitar qualquer emprego. Portanto, é preciso pensar a respeito dessa questão antes de respondê-la.

Outras pessoas estão lendo

Interesses e habilidades

Em primeiro lugar, você pode dizer que seus interesses e habilidades correspondem às exigidas por seu empregador. Todos os empregos requerem um determinado conjunto de habilidades, as quais são normalmente listadas junto ao anúncio da vaga de emprego. Como um candidato, você pode, na entrevista, dar ênfase a essas habilidades e explicar que suas qualificações e experiência prévia o ajudarão a se adaptar às responsabilidades e tarefas do novo trabalho. Além disso, demonstrar paixão pelo tipo de carreira que você está prestes a entrar pode indicar ao empregador que você está disposto a se dedicar à carreira e não está apenas "procurando um emprego".

Conhecendo a empresa

Pesquisar sobre a empresa antes de comparecer a entrevista é sempre uma boa ideia -- na verdade, muitas empresas esperam isso de você. Logo, utilizar o que foi pesquisado ao responder a pergunta acerca do motivo que o levou a se candidatar para a vaga é essencial. Encontre diversos "fatos" ou informações interessantes que lhe agradem a respeito da empresa, como sua história, realizações ou missão. Discutir essas informações com entusiasmo durante a entrevista mostrará ao entrevistador que você está interessado e impressionado pelo trabalho e objetivos da empresa.

Construindo uma carreira

Ter planos de construir uma carreira é uma maneira importante de mostrar que você irá permanecer na empresa. Você não deve encontrar problemas em relatar isso se for o que realmente almeja. Ter uma plano de carreira geralmente significa que você quer e está disposto a ocupar o cargo por um longo período, o que muitas empresas procuram, além de indicar que você pensou cuidadosamente sobre a vaga de emprego e a empresa que o está oferecendo.

Experiência pessoal

Uma maneira de responder a pergunta "por que você está se candidatando à vaga?" é destacando suas boas experiências com a empresa, seus produtos ou serviços e explicando que sempre teve vontade de trabalhar para ela. Além de dizer ao entrevistador que essa é essencialmente a "empresa de seus sonhos", o que torna sua resposta um pouco egoísta, você deve também explicar que benefícios você trará para a empresa. Por exemplo, você pode dizer que esperou para se candidatar a uma vaga na empresa até ter as qualificações e experiência necessárias para contribuir para seu crescimento.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível