×
Loading ...

Como escrever um discurso de agradecimento

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Ao saber que você será convidado para fazer um discurso de agradecimento, planeje com antecedência o que exatamente gostaria de dizer. Para isso, considere o tipo de contribuição recebido, material ou assistencial para que possa manifestar aos ouvintes a sua apreciação e o impacto dessa ajuda.

Instruções

No seu discurso de agradecimento mostre afetividade e reconhecimento (Digital Vision./Photodisc/Getty Images)

    Como redigir um discurso de agradecimento

  1. Faça uma lista das ideias que você gostaria de incluir no discurso; se for o caso, verifique com outras pessoas envolvidas em um projeto o que elas têm a dizer, por exemplo, funcionários que participam de um programa social na empresa e fazem doações às entidades sem fins lucrativos ou um grupo de funcionários de uma empresa que se juntaram para limpar uma parte abandonada da cidade. Nesse caso, você pode anotar as opiniões dos moradores sobre o resultado desse trabalho.

    Loading...
  2. Prepare uma introdução para manifestar o seu agradecimento de forma clara; e caso você esteja representando um grupo comente sobre isso. Se existir um valor monetário envolvido, decida se você irá mencionar a quantidade exata ou simplesmente usar o termo "contribuição significativa". Para abertura do discurso, cite os nomes dos contribuintes: empresa, organização ou pessoas envolvidas no evento; por exemplo, se uma empresa patrocinou um jantar em uma instituição, faça referência àqueles que cuidaram da logística, da cozinha, e assim por diante. Outro exemplo, se você estiver expressando reconhecimento à sua empresa pelo apoio recebido durante anos, mencione os nomes das pessoas que o ajudaram em vários momentos.

  3. Expresse sua gratidão ao falar sobre os efeitos da contribuição, apoio ou assistência recebida. Enfatize, por exemplo, a importância do impacto social e cultural para o grupo de crianças da escola que nunca tinham tido a oportunidade de assistir uma orquestra sinfônica, se não tivesse sido através da empresa. Se possível, inclua alguns comentários das crianças sobre essas experiências. Outro caso, os membros de uma organização passaram um fim de semana decorando o interior de uma instituição de idosos e gostariam saber qual foi o impacto dos seus trabalhos voluntários. Os comentários dessas pessoas poderiam fazer parte do discurso.

  4. Se for possível, inclua no seu discurso apresentações de slides ou outros recursos gráficos com os dados da doação, além de fotos dos funcionários da empresa envolvidos nos trabalhos voluntários; essa é uma maneira descontraída de visualizar as contribuições da organização. Adicione os desenhos e as fotos das crianças que receberam assistência, também é um atrativo. Se o agradecimento tiver um fundo educativo, mostre as mensagens curtas na tela como parte do discurso.

  5. Considere como sugestão, terminar o seu discurso com uma citação adequada e que seja significativa para você; por exemplo, você pode usar as palavras de William Arthur Ward: "Sentir gratidão e não manifestá-la é o mesmo que embrulhar um presente e não entregá-lo”. Outra possibilidade é uma citação do poeta canadense Henry Drummond, "Ser feliz não é ter, mas dar”. Encerre o discurso com palavras simples e agradeça em nome do grupo.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...