Mais
×

Como escrever um discurso comemorativo

Falar em público pode ser algo intimidador. Compreender os diferentes tipos de discursos, como informativos e persuasivos, ajuda a reduzir o medo de falar em público. Discursos comemorativos, também conhecidos como discursos cerimoniais, funcionam como outro tipo. O propósito de um discurso comemorativo é honrar uma pessoa, lugar, evento ou ideia. Ao final do seu discurso, a plateia deve se sentir honrada, e esperançosa quanto ao futuro.

Instruções

Formaturas são um evento próprio para discursos comemorativos (graduation day image by Gina Smith from Fotolia.com)
  1. Defina o propósito do seu discurso. Discursos cerimoniais podem ser feitos em várias ocasiões, incluindo formaturas, casamentos (brindes) e velórios (eulógia).

  2. Saiba quem será o seu público. O seu discurso deve falar diretamente com as pessoas presentes e abordar assuntos com os quais eles possam se identificar. Por exemplo, e uma formatura, lembre-se dos amigos e parentes que estão presentes, além dos formandos.

  3. Escreva primeiro o esqueleto do discurso. Se for comemorativo, lembre-se de incluir características admiráveis e anedotas. Por exemplo, se o assunto do discurso for uma instituição de caridade, as características de carinho e altruísmo devem ser ressaltadas através de uma história de uma das famílias que foi beneficiada através desses valores.

  4. Acrescente uma introdução como prévia para o restante do discurso. Um aspecto importante sobre a introdução envolve a captura da atenção da plateia presente. Para fazer isso, faça perguntas, compartilhe um fato interessante, e estabeleça uma ligação entre o público presente e a pauta da comemoração.

  5. Escreva a conclusão do discurso. Essa parte do texto deve apresentar um resumo dos valores importantes e compartilhar uma esperança para o futuro. Para alertar o seu público que o discurso está chegando ao fim, utilize uma frase de transição. Por exemplo, a frase de transição em uma eulógia pode ser: “Levando tudo em consideração, o Pedro levou uma vida cheia de paixão, carinho e amor. Fazendo a mesma coisa que ele, nós podemos fazer do mundo um lugar melhor e ao mesmo tempo manter o espírito do Pedro vivo”.

Dicas

  • Utilize uma linguagem dinâmica. Como, por exemplo, demonstre a ação corajosa de um bombeiro atendendo a um chamado da seguinte forma: “ele correu para dentro das chamas intensas e fortes”.
  • Evite exageros. Deixe que as ações da pessoa, local ou evento ilustrem o motivo pelo qual ele está sendo homenageado. Pegando o exemplo dado acima, não fale que as chamas engoliram o prédio foi engolido por chamas, a menos que isso, de fato, tenha ocorrido.

O que você precisa

  • Computador ou caneta e papel
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article