Mais
×

Como escrever um discurso motivacional

Atualizado em 21 novembro, 2016

Aprender a escrever um discurso motivacional leva tempo e foco. Mas qualquer um que acredita ter uma mensagem a passar deve ser capaz de fazer isto. Este passo-a-passo irá ajudá-lo no processo de fazer este discurso e levá-lo mais perto de se aproximar do público e fazer uma diferença na vida das pessoas.

Instruções

Discursos motivacionais requerem um orador motivado. (Businessman giving a speech image by MAXFX from Fotolia.com)

    Fazendo de seu discurso motivacional um sucesso

  1. Compareça a vários eventos que tenham um palestrante motivacional. Isto não quer dizer que você deva imitar o que estiver vendo. Apenas escute como os palestrantes incorporam suas próprias histórias e contos em sua apresentação. Preste atenção ao fluido, o timing e o uso do humor. Também observe como a plateia reage a certas coisas. Você pode aprender bastante com tudo isto.

    Assista várias palestras motivacionais. (Lecture theatre image by Hedgehog from Fotolia.com)
  2. Comece a escrever seu discurso usando um rascunho. Isto é só para você, então faça do seu jeito. Liste algumas palavras-chave que você deseja usar durante o discurso. Lembre-se que ele deve ter um início, um meio e um fim. Para a abertura, é uma boa ideia se apresentar e dar uma ideia do assunto para estabelecer credibilidade. Então pense sobre qual a mensagem que você quer passar. Você deseja motivar pessoas que querem mudar de carreira? Ajudar a manter a inspiração de uma dona de casa? Falar sobre como superar o estresse do dia-a-dia? Você deve achar este foco enquanto você estiver escrevendo seu rascunho antes de seguir com o discurso em si. Use palavras sábias e histórias que você consegue se lembrar do passado para ajudá-lo a seguir na direção certa. Pode levar alguns dias tomando notas, lendo e relendo-as várias vezes e pensando em todas as partes.

    Faça um rascunho do seu jeito. (writing image by Alison Bowden from Fotolia.com)
  3. Foque-se no assunto que você escolheu e use o rascunho para escrever o discurso. A parte da introdução é fácil. Mantenha-a bem breve, mas forte. Deve vir do coração. Então escreve o corpo do discurso usando histórias de sua própria vida e histórias e citações de outras pessoas. Se for citar terceiros, lembre-se de também citar sua fonte. Palestrantes bem-sucedidos fazem isto bastante, pois expande o campo do conhecimento e também mantém o discurso livre de parecer "só sobre si mesmo".

    Você pode citar terceiros, mas lembre-se de citar sua fonte. (writing 2 image by TheThirdMan from Fotolia.com)
  4. Dê um jeito de colocar humor em seu discurso. Mesmo que seja algo bastante sério, todo discurso precisa de uns momentos mais leves para que as pessoas possam respirar e dar umas risadas. Isto abre o relacionamento entre você e o público e deixa todos os presentes mais confortáveis. Apenas certifique-se, é claro, de que você escolhe um humor apropriado, sem ofender ninguém.

    Coloque um pouco de humor em seu discurso. (Pleased to meet you. Smiling man on a white background. image by Stepanov from Fotolia.com)
  5. Engaje a sua plateia. Incorpore perguntas em seu discurso. Perguntas como "Você já quis fazer..." ou "Lembra quando você se sentiu...", preenchendo as lacunas adequadamente. Você quer fazer a plateia se sentir identificada, fazê-los concordar e engatar suas mentes. Também deixe tempo no fim de sua palestra para perguntas ou comentários, ou para que as pessoas venham até você e apertem sua mão.

    Crie uma conexão com sua platéia incorporando perguntas fazendo com que se identifiquem com o tema. (Speech image by Mat Hayward from Fotolia.com)

Dicas

  • Cartões de lembretes são recomendados quando estiver começando. É perfeitamente aceitável usar estes durante apresentações.
  • Ajuste seu dicurso à medida que for escrevendo. Seu objetivo pode mudar várias vezes antes de encontrar seu público-alvo.

Aviso

  • Sempre pesquise para se assegurar que você não está duplicando as ideias de outros palestrantes.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article