Como escrever um discurso motivacional

Escrito por christie fletcher | Traduzido por joan diaz
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como escrever um discurso motivacional
Discursos motivacionais requerem um orador motivado. (Businessman giving a speech image by MAXFX from Fotolia.com)

Aprender a escrever um discurso motivacional leva tempo e foco. Mas qualquer um que acredita ter uma mensagem a passar deve ser capaz de fazer isto. Este passo-a-passo irá ajudá-lo no processo de fazer este discurso e levá-lo mais perto de se aproximar do público e fazer uma diferença na vida das pessoas.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

    Fazendo de seu discurso motivacional um sucesso

  1. 1

    Compareça a vários eventos que tenham um palestrante motivacional. Isto não quer dizer que você deva imitar o que estiver vendo. Apenas escute como os palestrantes incorporam suas próprias histórias e contos em sua apresentação. Preste atenção ao fluido, o timing e o uso do humor. Também observe como a plateia reage a certas coisas. Você pode aprender bastante com tudo isto.

    Como escrever um discurso motivacional
    Assista várias palestras motivacionais. (Lecture theatre image by Hedgehog from Fotolia.com)
  2. 2

    Comece a escrever seu discurso usando um rascunho. Isto é só para você, então faça do seu jeito. Liste algumas palavras-chave que você deseja usar durante o discurso. Lembre-se que ele deve ter um início, um meio e um fim. Para a abertura, é uma boa ideia se apresentar e dar uma ideia do assunto para estabelecer credibilidade. Então pense sobre qual a mensagem que você quer passar. Você deseja motivar pessoas que querem mudar de carreira? Ajudar a manter a inspiração de uma dona de casa? Falar sobre como superar o estresse do dia-a-dia? Você deve achar este foco enquanto você estiver escrevendo seu rascunho antes de seguir com o discurso em si. Use palavras sábias e histórias que você consegue se lembrar do passado para ajudá-lo a seguir na direção certa. Pode levar alguns dias tomando notas, lendo e relendo-as várias vezes e pensando em todas as partes.

    Como escrever um discurso motivacional
    Faça um rascunho do seu jeito. (writing image by Alison Bowden from Fotolia.com)
  3. 3

    Foque-se no assunto que você escolheu e use o rascunho para escrever o discurso. A parte da introdução é fácil. Mantenha-a bem breve, mas forte. Deve vir do coração. Então escreve o corpo do discurso usando histórias de sua própria vida e histórias e citações de outras pessoas. Se for citar terceiros, lembre-se de também citar sua fonte. Palestrantes bem-sucedidos fazem isto bastante, pois expande o campo do conhecimento e também mantém o discurso livre de parecer "só sobre si mesmo".

    Como escrever um discurso motivacional
    Você pode citar terceiros, mas lembre-se de citar sua fonte. (writing 2 image by TheThirdMan from Fotolia.com)
  4. 4

    Dê um jeito de colocar humor em seu discurso. Mesmo que seja algo bastante sério, todo discurso precisa de uns momentos mais leves para que as pessoas possam respirar e dar umas risadas. Isto abre o relacionamento entre você e o público e deixa todos os presentes mais confortáveis. Apenas certifique-se, é claro, de que você escolhe um humor apropriado, sem ofender ninguém.

    Como escrever um discurso motivacional
    Coloque um pouco de humor em seu discurso. (Pleased to meet you. Smiling man on a white background. image by Stepanov from Fotolia.com)
  5. 5

    Engaje a sua plateia. Incorpore perguntas em seu discurso. Perguntas como "Você já quis fazer..." ou "Lembra quando você se sentiu...", preenchendo as lacunas adequadamente. Você quer fazer a plateia se sentir identificada, fazê-los concordar e engatar suas mentes. Também deixe tempo no fim de sua palestra para perguntas ou comentários, ou para que as pessoas venham até você e apertem sua mão.

    Como escrever um discurso motivacional
    Crie uma conexão com sua platéia incorporando perguntas fazendo com que se identifiquem com o tema. (Speech image by Mat Hayward from Fotolia.com)

Dicas & Advertências

  • Cartões de lembretes são recomendados quando estiver começando. É perfeitamente aceitável usar estes durante apresentações.
  • Ajuste seu dicurso à medida que for escrevendo. Seu objetivo pode mudar várias vezes antes de encontrar seu público-alvo.
  • Sempre pesquise para se assegurar que você não está duplicando as ideias de outros palestrantes.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível