Mais
×

Como escrever jornalismo de moda

Atualizado em 20 julho, 2017

Jornalistas de moda informam sobre as tendências mais novas e desfiles, através da Internet, blogs, revistas e jornais. Eles elogiam, criticam e revelam. Embora a carreira de um jornalista de moda exija conhecimento da indústria, habilidades e técnicas de jornalismo são os componentes mais vitais. Com um olho para a moda, capacidade de fazer contatos e um talento para escrita, jornalismo de moda pode ser uma profissão recompensadora.

Instruções

O salário médio anual de um jornalista de moda é de R$70.000 (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)
  1. Pesquise sobre o evento ou tendência que você gostaria de reportar. Colete e registre fatos importantes ou interessantes. Se você for escrever sobre um desfile de moda, encontre uma maneira de participar, se possível.

  2. Faça entrevistas com designers, entusiastas de moda ou qualquer pessoa que possa ser relevante para seu artigo.

  3. Tire ou colete fotografias de roupas que se relacionem com seu assunto. Consulte essas imagens ao escrever.

  4. Determine sob qual ângulo você deseja abordar a história e para qual público deseja escrever.

  5. Escreva a introdução de seu artigo. Inclua o dia, horário e local se você estiver reportando um evento, e a estação e ano se você estiver reportando uma tendência.

  6. Escreva a parte principal de seu artigo. Discuta os detalhes das roupas que você está relatando. Inclua tanto fatos concretos como tecidos, quanto ideias abstratas como a sensação.

  7. Conclua seu artigo com suas opiniões e previsões. Isso dá personalidade à sua escrita e diferencia você de outros jornalistas reportando o mesmo assunto.

Dicas

  • Escreva como um jornalista, não como um fashionista. A indústria procura por aqueles que receberam uma educação sólida na escrita, então consiga um diploma em jornalismo e mais tarde se torne um especialista em moda através da experiência de trabalho.
  • Conheça pelo menos o nível básico de terminologia de moda. Você precisa ser capaz de descrever as roupas com precisão.
  • Sempre inclua detalhes como materiais, acessórios e nomes de designers mas evite divagar.
  • Se relacione respeitosamente e cuidadosamente. O topo da indústria de moda é um mundo pequeno e você provavelmente encontrará com as pessoas que você conhecer mais de uma vez.
  • Sempre envie um bilhete de agradecimento às pessoas que você entrevistar.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article