Como ensinar o livro de Provérbios para crianças

Escrito por paul young | Traduzido por julio vizo
Como ensinar o livro de Provérbios para crianças

Existem muitas lições para as crianças no livro de Provérbios

Stockbyte/Valueline/Getty Images

O livro bíblico de Provérbios dá conselhos práticos para a vida diária. Escrito principalmente pelo rei Salomão, ele adverte as pessoas a buscarem e aplicarem a sabedoria de Deus em todos os aspectos da vida, como um pai instruindo o filho sobre a vida à maneira de Deus. Ele contêm conselhos práticos e pertinentes sobre questões que as crianças enfrentam enquanto avançam em direção à idade adulta. Você pode usar as lições práticas contidas em Provérbios como um estudo bíblico para as crianças.

Outras pessoas estão lendo

Instruções

    Introdução

  1. 1

    Leia Provérbios 1, versículo 1 ao 7, para as crianças.

  2. 2

    Explique que Salomão foi chamado na Bíblia como o homem mais sábio de todos os tempos. Ensine que ele era jovem quando começou a reinar sobre Israel. Percebendo as imensas responsabilidades de um rei, ele pediu a Deus sabedoria para liderar. O fato de que Salomão pediu sabedoria em vez de fama e fortuna agradou a Deus. Como resultado, Ele o fez mais sábio do que qualquer outra pessoa.

  3. 3

    Descreva o propósito do livro de Provérbios conforme descrito nos versículos 2 a 4, colocando ênfase no versículo 4. Diga que os Provérbios dão instruções de como tomar as decisões certas na vida com base nas leis de Deus. Explique que eles equipam o jovem imaturo e inexperiente com o conhecimento e sentido para viver uma vida devotada.

  4. 4

    Explique as diferenças entre o sábio e o insensato, conforme descrito nos versículo 5 a 7. Eles ensinam que uma pessoa sábia recebe os ensinamentos de Deus, o aumento de seu conhecimento e a compreensão dos Seus caminhos. Reverenciar a Deus e os seus caminhos é o ponto de partida para o verdadeiro conhecimento. Descreva o quão tolo são aqueles que rejeitam os ensinamentos de Deus.

    Crianças, ouçam seus pais

  1. 1

    Leia Provérbios 4, versículos 1 ao 6. Explique que Salomão fala para seu filho.

  2. 2

    Explique a advertência dada nos versículos 1 e 2. Fale sobre a verdade dos Provérbios e da Bíblia como um todo e da importância de não se afastar de seus ensinamentos. Ensine a importância de abraçar instruções morais dadas pelos pais. Por exemplo, use os Dez Mandamentos de Êxodo 20 para salientar a importância de ser verdadeiro, não roubar e honrar pai e mãe. Dê aos alunos exemplos da vida real de aplicação dos mandamentos, como não roubar outros pertences dos alunos, não colar ou copiar trabalhos escolares e não baixar músicas ilegalmente, sempre dizendo a verdade e honrando os desejos dos pais, mesmo quando eles não estiverem por perto.

  3. 3

    Descreva a partir do versículo 3 como os mandamentos de Deus foram ensinados a Salomão por seu pai, o rei Davi. Ensine que a Palavra de Deus é muitas vezes transmitida de geração em geração.

  4. 4

    Explique o ensinamento do versículo 4, que é importante seguir fielmente a instrução devotada dos pais e que atender a instrução de um pai pode ser um salva-vidas.

  5. 5

    Ensine a importância de adquirir sabedoria e entendimento como afirmado no versículo 5. Diga às crianças que uma das melhores formas de adquirir sabedoria e entendimento é ouvindo o conselho devotado de seus pais.

  6. 6

    Explique que o versículo 6 significa que receber sabedoria e entendimento de Deus salva-nos dos problemas advindos da desobediência a ele. Por exemplo, sendo bons alunos na escola, elas poderão evitar castigos.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media