Como escrever um livro passo a passo

Escrito por christina hamlett | Traduzido por henry alfred bugalho
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como escrever um livro passo a passo
Para a maioria das pessoas, o pensamento de sentar-se e escrever um livro é bastante intimidador (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Para a maioria das pessoas, o pensamento de sentar-se e escrever um livro é bastante intimidador. Um escritor pode ter ideias empolgantes, mas pô-las no papel de um modo que seja organizado, coeso e fácil de ser entendido por outra pessoa é um desafio. Outro desafio é descobrir como arranjar tempo durante o dia. Estes desafios podem ser ultrapassados com uma quantidade apropriada de planejamento, aliada a disciplina em ater-se à escrita até que o livro esteja pronto.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Computador
  • Impressora
  • Papel
  • Caderno
  • Ficheiros
  • Um espaço de trabalho
  • Dicionário
  • Dicionário de sinônimos

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Estabeleça um horário e um lugar para coletar confortavelmente seus pensamentos e escrever. Se você tiver um trabalho de tempo integral e ainda cuidar dos afazeres domésticos, por exemplo, talvez você precise acordar uma hora mais cedo cada dia ou ficar acordado até uma hora mais tarde para obter um tempo silencioso para si. Se isto não for possível, talvez você possa ir a uma biblioteca ou a um parque na sua hora de almoço. Se você tiver de fazer longos deslocamentos de ônibus ou metrô, pode usar este tempo para rabiscar ideias para histórias e esboços de personagens em um caderno que você poderá transcrever mais tarde. Seu espaço de trabalho em casa deve ser fora da movimentação da casa, como um quarto dos fundos, uma varanda ou um porão. Se você for levar a escrita a sério, seus familiares ou colegas de quarto precisam levar a sério também, e não atrapalhá-lo durante os espaços de tempo que você designou como seu horário de escrita.

  2. 2

    Decida qual tipo de livro você quer escrever. A categoria mais ampla é ficção versus não ficção. Apesar de muitos livros incorporarem elementos dos dois, você precisará pensar como um livreiro; em qual prateleira ele ficará? A próxima coisa que você precisará decidir é qual será o gênero do seu livro. Se for ficção, por exemplo, será romântica, mistério, aventura, fantasia ou ficção científica? Novos escritores geralmente se sentem mais confortáveis escrevendo os tipos de livros que eles gostam de ler. Isto é útil porque eles já estarão cientes da estrutura, nuances e tipos de elementos que o gênero escolhido engloba.

  3. 3

    Identifique o público-alvo para o livro que você quer escrever. Se for um livro para crianças pequenas, por exemplo, você terá de decidir se é um livro para ser lido em voz alta para elas ou um livro para que elas possam ler por conta própria. Isto, por sua vez, influenciará o nível de vocabulário que você escolherá, a complexidade do enredo e o uso de ilustrações.

  4. 4

    Determine quão longo será o livro que você quer escrever. A contagem mínima de palavras para um romance de adultos é, por exemplo, 40.000 palavras. Isto significa que você terá um total de 10 capítulos. É importante ter consistência quanto à extensão dos capítulos, porque isto torna a leitura mais fluída. Nada é mais perturbador para um leitor do que ter um capítulo de três páginas, seguido por um com exaustivas 87 páginas. Saber quantos capítulos seu livro terá também ajuda a estabelecer e manter objetivos para si próprio ao longo do curso da escrita. Apesar de ser impossível assimilar a ideia de escrever 40.000 palavras para ter um livro inteiro, a ideia de escrever um capítulo por semana e completá-lo em 10 semanas torna o objetivo mais alcançável.

  5. 5

    Decida qual será o ponto de vista que prevalecerá em seu livro. Mesmo se você tiver múltiplos personagens entrando e saindo da história, ainda precisará ancorar-se em um personagem principal ao redor do qual a maior parte das ações se desenrolam. Este personagem será seu protagonista e será também conhecido como o herói ou a heroína da história. Neste ponto, você deve decidir também se seu livro será escrito em primeira pessoa (por exemplo, "Fiz isto, fiz aqui") ou em terceira pessoa (por exemplo, "Ben decidiu que eral hora de confrontar os meninos maus da escola").

  6. 6

    Identifique o conflito fundamental que conduzirá toda a história. Por exemplo, talvez seu personagem principal esteja a ponto de perder a fazenda da família e está desesperado para conseguir dinheiro o bastante para salvá-la. Sua meta/objetivo/busca é, assim, salvar a fazenda. Opondo-se aos seus esforços, está o antagonista ou vilão. Talvez o vilão seja um gerente mau de um banco que quer a reapropriação. Talvez o vilão seja o próprio irmão do herói que quer vender o terreno para uma grande empreiteira. Independemente do que você decidir ser o conflito, o nível de perigo e risco deve escalar a cada momento. Adiante, o herói e o vilão precisam se enfrentar de igual para igual. Se o leitor sentir que é uma luta desequilibrada, ele perderá o interesse em ler para ver o resultado.

  7. 7

    Divida seu livro em Ato 1, Ato 2 e Ato 3. Ato 1 estabelece o problema, Ato 2 escala o suspense e Ato 3 resolve-o. Se retornarmos à premissa anterior, de que seu livro terá 40.000 palavras, simplesmente divida 40.000 por 3, assim você saberá onde cada ato ocorre.

  8. 8

    Compre um bom dicionário e um dicionário de sinônimos. Mesmo se seu computador possuir tais ferramentas, é muito divertido folhear um dicionário e encontrar coisas novas. Ademais, você nunca pode confiar em programas de verificação de ortografia para encontrar tudo. Recrute amigos para fazer uma leitura para você. Eles podem ser especialmente úteis para lerem diálogos em voz alta. O que geralmente parece ótimo escrito, pode soar patético ao ser falado.

  9. 9

    Comece a escrever! Uma boa regra para praticar é decidir quantas palavras ou páginas você se sente confortável escrevendo por dia. Pense deste modo: se você escrever apenas uma página ao dia por um ano inteiro, você terá um original com 365 páginas ao terminar. Se você escrever cinco páginas em um único dia ao invés de apenas uma, isto é ótimo. Não quer dizer, contudo, que você pode descansar pelos próximos de dias. Chegando amanhã, você ainda precisará voltar ao teclado e comprometer-se com mais uma página ao dia como sempre.

  10. 10

    Junte-se a um grupo de escritores em sua comunidade. Imprima cópias de seu trabalho e distribua-o. Assine gratuitamente revistas onlines como a Absolute Write. Participe de concursos que lhe permitirão ter um retorno sobre seu trabalho e estilo. Nunca desista!

  11. 11

    Comece a fazer seus próprios recortes de ideias para livros futuros. Talvez seja uma reportagem de jornal, um artigo de uma revista, algumas notas que você fez sobre um personagem interessante, uma linha de diálogo ou um título potencial, ou até mesmo um anúncio que estimulou sua curiosidade. Organize várias pastas para colocar estas ideias como referência futura. Repasse-as regularmente para inspiração.

Dicas & Advertências

  • Sempre faça arquivos de backup de sua escrita. Você odiaria perder todo aquele trabalho maravilhoso que você realizou.
  • Tente escrever sempre no mesmo horário todos os dias.
  • Visite páginas na internet como Seventh Sanctum, Writing World e Angel Fire para obter ideias para novos livros.
  • Juntar-se a um grupo de leitura é uma boa maneira para manter-se motivado. Certifique-se de não gastar muito tempo editando seu trabalho em função de um comentário do grupo ao ponto de perder sua voz natural própria.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível