Como escrever um livro pela primeira vez

Escrito por robert vaux | Traduzido por henry alfred bugalho
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como escrever um livro pela primeira vez
Escrever um livro é um hábito; escritores de primeira viagem precisam aprender isto se eles quiserem concluir seus primeiros originais (writing image by Alison Bowden from Fotolia.com)

A ideia de se sentar e escrever um livro inteiro pode intimidar escritores de primeira viagem. Escreve parece ser divertido como uma noção abstrata, mas é um trabalho duro e o esforço exigido para compôr um texto completo leva muitos escritores a abandonar seus esforços no meio do caminho. Se você quiser escrever um livro, precisa compreender antecipadamente o que requer o processo e comprometer-se e ir até o final. Alguns passos simples podem ajudá-lo.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Prepare seu material. Se você estiver escrevendo uma obra de ficção, componha uma breve sinopse do enredo junto com as descrições dos personagens que incluam a personalidade, motivação e os antecedentes dele. Se estiver escrevendo uma obra de não-ficção, estude seu material cuidadosamente e prepare notas e citações para respaldar suas afirmações. Você também pode compôr um esboço de seu material, organizá-lo capítulo a capítulo para ver como a história flui de uma seção para a seguinte.

  2. 2

    Encontre um lugar para escrever. Se você tiver um local dedicado somente à escrita, obterá o hábito quando estiver ali. Certifique-se de que haja um lugar confortável para se sentar, uma superfície plana para escrita e acesso fácil a materiais de referência como dicionários ou às notas que você escreveu no passo 1. Mantenha-o livre de qualquer coisa que possa distrai-lo da escrita – sem TV ou videogames, e você talvez queira deixar computadores com acesso à internet fora do caminho – e certifique-se de que seja em uma sala com uma porta que feche para que você possa escrever sem distrações.

  3. 3

    Crie uma agenda para escrita e integre-a com outras coisas que você precisa fazer em sua vida. Escrever é um hábito, como qualquer outra coisa. Se você conseguir pensar em uma boa desculpa para não escrever, pode pensar em uma má desculpa com igual facilidade. Sua agenda de escrita deve incluir pelo menos algumas horas por semana para escrever, durante um tempo que você não tenha nenhum outro compromisso que interfira com isto.

  4. 4

    Comece escrevendo seu livro. Atenha-se à sua agenda e tente escrever pelo menos algumas centenas de palavras no papel a cada vez que você se sentar para escrever. Não revise nem mude nada enquanto você estiver escrevendo; é fácil ficar desencorajado e parar se você estiver corrigindo seu trabalho constantemente. Ao invés disto, empenhe-se em obter uma primeira versão inteira no papel sem parar. Assim que ela tiver alguma forma, ficará muito mais fácil continuar.

  5. 5

    Espere algumas semanas assim que a sua primeira versão estiver pronta. O tempo ajuda a limpar sua mente e restaurá-la objetivamente. Finja que seu livro não existe; apenas deixe-o de lado e siga com sua vida.

  6. 6

    Revise seu texto quando você se sentir pronto. Repasse-o página por página e corrija quaisquer erros de gramática ou ortografia, reescreva trechos de que não gosta e apare áreas que você sente que ficaram grosseiras ou inacabadas. Esta pode ser a parte mais desencorajadora do processo, mas não desista. Releia o original pelo menos duas vezes; se você tiver amigos escritores ou um editor, peça-os para lê-lo e dar-lhe observações construtivas sobre maneiras de melhorá-lo.

Dicas & Advertências

  • Lembre-se de que nenhum texto jamais estará perfeito e, em algum ponto, você precisa declará-lo concluído. O processo de revisão pode levar à outra forma de procrastinação, com você arrumando o livro constatemente, rasgando-o e reescrevendo-o em um esforço para torná-lo "melhor". Resista a este impulso; depois de um período de tempo razoável para polir e corrigir, o livro deve estar pronto.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível