Como escrever um memorando externo profissional

Escrito por ehow contributor | Traduzido por ellen zanelato
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Como escrever um memorando externo profissional
Escrever documentos (Firma de documento image by madguy from Fotolia.com)

Memorandos corporativos internos levam comunicação dentro de uma mesma empresa. São menos formais do que cartas corporativas e tipicamente mais sucintos. Memorandos variam bastante entre informar empregados de mudanças nas práticas da empresa até anunciar a proximidade de festas dela. Há dois tipos de memorando: interno e externo. O externo é uma comunicação de negócios entre empresas diferentes. Você pode facilmente transformar um memorando interno padrão em um memorando externo profissional.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

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Instruções

  1. 1

    Reconheça a diferença entre um memorando interno e um externo. Os internos permanecem na privacidade da empresa. Memorandos externos levam comunicação de negócios a uma empresa diferente, geralmente de outra forma além do correio, e para uma empresa de alguma forma envolvida com certas funções de negócios. Use o seguinte como exemplo de um memorando externo profissional. A empresa X, uma empresa de fundo mútuo, escreve um memorando para os funcionários da empresa B, que participam de um certo fundo de aposentadoria. A empresa X endereça um pacote grande de memorandos para a empresa B e os funcionários que cuidam das correspondências os distribuírem a todos os destinatários. Esse memorando externo da empresa X passa comunicação de informações para os funcionários da empresa B, mesmo que estes não trabalhem para a empresa X.

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    Comece a escrever seu memorando externo. Abra um programa de processamento de textos. Digite todas as informações de contato necessárias no topo de um documento em branco, como nome da empresa, endereço, telefone e endereço de e-mail.

  3. 3

    Dê espaço duplo após as informações da empresa e digite "Memo" ou "Memorando" em caixa alta. Dê espaço duplo após a palavra "Memo" e crie um cabeçalho digitando os seguintes campos, assegurando-se de dar espaço duplo entre eles: De, Para, Data e Assunto.

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    Preencha o cabeçalho com informações pertinentes. Para um memorando externo, inclua seu cargo com nome completo e outros detalhes externos que não seriam necessários em um memorando interno. Ao invés de "De: João Silva", digite "De: João Silva, Presidente, Divisão África".

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    Digite o corpo de texto do seu memorando. Use espaço simples entre as linhas e duplo entre parágrafos.

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    Distribua externamente o memorando.

Dicas & Advertências

  • Muitos programas de processamento de textos possuem modelos de memorandos que você pode utilizar ao invés de criar o seu próprio.
  • Você pode mandar memorandos por e-mail como anexo, ao invés de mandar documentos pesados em papel.
  • Memorandos externos sem postagem comunicam da mesma forma que documentos escritos.
  • Memorandos não precisam de saudação, como "Querido Sr. Silva", já que possuem um "Para:" no cabeçalho.
  • Não recue o corpo dos parágrafos no memorando.
  • No final do memorando, não use um cumprimento como "Atenciosamente,". Você já indicou o remetente do memorando no cabeçalho.

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