O propósito de um memorando pessoal é resolver um problema particular ou oferecer uma solução para um problema. Um memorando é uma comunicação rápida que pode ser enviada para um ou mais destinatários. É geralmente composto de uma página, mas pode ser de duas páginas, no máximo. Utilize um memorando se a natureza do tema não for muito pessoal e dirija-o apenas aos destinatários a quem se destina. Um memorando pessoal tem um formato muito parecido com uma carta corporativa; mas ele tem um estilo diferente, pois não costuma incluir uma linha de assinatura no final. Contudo, pode rubricado o nome do remetente para mostrar a aprovação do conteúdo.
Instruções
-
Conclua o cabeçalho. A primeira parte de um memorando pessoal começa com o cabeçalho.
Para: (Aqui deve ser escrito o nome da pessoa com quem você está falando) De: (Seu nome) Data: (Data atual) Assunto: (Em uma frase, indique o objeto. Seja específico).
-
Escreva o primeiro parágrafo. O corpo do memorando segue diretamente abaixo do cabeçalho em forma de parágrafo. O primeiro deve dar uma visão geral sobre a razão pela qual você está enviando seu memorando e deve ser uma composição breve.
-
Escreva o segundo e terceiro parágrafos. Essa será a maior parte do seu memorando pessoal. Esse é o plano de fundo ou o corpo do documento. Aqui você discutirá suas conclusões e soluções. Aborde os pontos principais para as questões levantadas.
-
Resuma. O parágrafo final deve reunir todos os demais. Aqui você apontará os pontos fundamentais abordados anteriormente e reiterará a ação necessária para os destinatários.
-
Inclua anexos. Aqui você pode indicar ao leitor a visualização de arquivos anexos que tenham sido incluídos no memorando. Em vez de incluir todos os fatos no próprio documento, inclua anexos como prova de suas descobertas.