on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como escrever um memorando pessoal

Atualizado em 17 abril, 2017

O propósito de um memorando pessoal é resolver um problema particular ou oferecer uma solução para um problema. Um memorando é uma comunicação rápida que pode ser enviada para um ou mais destinatários. É geralmente composto de uma página, mas pode ser de duas páginas, no máximo. Utilize um memorando se a natureza do tema não for muito pessoal e dirija-o apenas aos destinatários a quem se destina. Um memorando pessoal tem um formato muito parecido com uma carta corporativa; mas ele tem um estilo diferente, pois não costuma incluir uma linha de assinatura no final. Contudo, pode rubricado o nome do remetente para mostrar a aprovação do conteúdo.

Instruções

O propósito de um memorando pessoal é resolver um problema particular ou oferecer uma solução para certa demanda (Digital Vision./Photodisc/Getty Images)
  1. Conclua o cabeçalho. A primeira parte de um memorando pessoal começa com o cabeçalho.

    Para: (Aqui deve ser escrito o nome da pessoa com quem você está falando) De: (Seu nome) Data: (Data atual) Assunto: (Em uma frase, indique o objeto. Seja específico).

    Loading...
  2. Escreva o primeiro parágrafo. O corpo do memorando segue diretamente abaixo do cabeçalho em forma de parágrafo. O primeiro deve dar uma visão geral sobre a razão pela qual você está enviando seu memorando e deve ser uma composição breve.

  3. Escreva o segundo e terceiro parágrafos. Essa será a maior parte do seu memorando pessoal. Esse é o plano de fundo ou o corpo do documento. Aqui você discutirá suas conclusões e soluções. Aborde os pontos principais para as questões levantadas.

  4. Resuma. O parágrafo final deve reunir todos os demais. Aqui você apontará os pontos fundamentais abordados anteriormente e reiterará a ação necessária para os destinatários.

  5. Inclua anexos. Aqui você pode indicar ao leitor a visualização de arquivos anexos que tenham sido incluídos no memorando. Em vez de incluir todos os fatos no próprio documento, inclua anexos como prova de suas descobertas.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...