Mais
×

Como escrever o relatório de um projeto de ciências

Atualizado em 20 julho, 2017

Ao final de um projeto de ciências é importante escrever um relatório resumindo os objetivos e os resultados alcançados. Tal relatório descreve o procedimento usado e também expõe dados e diagramas. O relatório tem como objetivo mostrar se um projeto obteve sucesso ou não e recomendar mais trabalhos a serem realizados em relação ao assunto. O relatório deve fazer com que outras pessoas entendam o projeto.

Instruções

Um bom relatório exige dedicação e organização (Thinkstock/Comstock/Getty Images)
  1. Escreva o título e o conteúdo do relatório. Normalmente um relatório contém as seguintes partes: resumo, introdução, experimentos, dados, diagramas, gráficos, resultados e conclusão.

  2. Escreva o resumo e introdução do projeto. O resumo deve ser curto, não passando de dois parágrafos, ele deve expor os objetivos e os resultados esperados. A introdução deve apresentar informações gerais sobre o projeto, explicando os diferentes fenômenos observados e a tecnologia usada no trabalho.

  3. Resuma o procedimento que foi usado no experimento. Seja detalhista e inclua diagramas para dar suporte ao procedimento sempre que for possível.

  4. Liste os dados usados. Por exemplo, se o seu projeto usou um espectrômetro, tabule os ângulos usados no espectrômetro e também os ângulos alcançados pelo experimento.

  5. Explique os resultados que foram obtidos pelo projeto. Diga se eles corresponderam às suas expectativas ou não. Se os resultados desejados não foram obtidos, explique como e porque eles foram diferentes.

  6. Escreva um conclusão listando os resultados alcançados e como o projeto poderia ser estendido em pesquisas futuras.

  7. Conclua o relatório com uma lista das referências usadas e agradecimentos.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article