O que é um plano de aula com unidade temática

Escrito por marisa hefflefinger | Traduzido por david pohl
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O que é um plano de aula com unidade temática
Os alunos participam de atividades em grupo, mas ainda assim devem fazer trabalhos individuais (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

Instrução temática é um método de ensino no qual o ensino é centralizado em torno de um tema ou tópico único. Ela permite que os estudantes aprendam com naturalidade, pois trata-se de um todo dividido em partes menores, tornando o conhecimento mais acessível aos alunos. De sua estrutura e benefícios, até sua implementação e possibilidade de avaliação, este método é uma ótima ferramenta de ensino para ser aplicada desde o ensino maternal até o final do ensino médio.

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Estrutura

Um plano de unidade temática cobra vários conteúdos. A unidade é projetada para fornecer um ensino temático e oferecer atividades práticas em todas as áreas contempladas. Por exemplo, uma unidade temática sobre tartarugas marinhas pode contar com a leitura por parte dos estudantes de artigos ou textos sobre tartarugas e avaliá-los com questões de português; solicitar um gráfico da população dos animais e apontamento das diferenças de um ano para outro na área de matemática; mapear a localização deles ao redor do mundo para geografia e avaliar o ciclo de vida deles na matéria de ciências. Unidades temáticas costumam ser desenvolvidas com temas mais populares, mas qualquer assunto pode funcionar.

Benefícios

Um dos benefícios para os estudantes é o fato de as unidades temáticas demonstrarem como aprender é algo multidisciplinar. Matemática, ciências, redação e estudos sociais não são disciplinas independentes; ao invés disso elas dependem uma das outras para criar uma experiência de ensino holística. Para professores, as unidades temáticas permitem que uma série de tópicos sejam abordados em menos tempo. A estrutura delas demanda maior integração de tecnologia e serve como um bom exemplo de como se construir uma pesquisa, um processo que é difícil de se ensinar aos alunos.

Implementação

Unidades temáticas podem ser implementadas de várias formas. Atividades individuais podem ser feitas em suas disciplinas correspondentes; por exemplo, o teste de matemática é feito na aula de matemática e o de ciências da mesma maneira. Outra opção é montar a unidade em centros de ensino ao longo da sala. Isto funciona bem para o ensino fundamental, aonde os estudantes ficam muito parados durante o dia, pois isto faz com que eles se movimentem em diferentes atividades. Uma terceira opção, melhor para o final do ensino fundamental e ensino médio, é completar a unidade em disciplinas relacionadas a linguagem. Especialmente se o tema for um trabalho de literatura, as outras atividades podem ser feitas sendo relacionadas ao assunto.

Avaliação

Unidades temáticas não são muito apropriadas para testes objetivos, pois ela ensinam competências aplicadas de forma prática, ao invés de fatos simples a serem questionados. Ao invés disso, projetos e apresentações são melhores para avaliar o aprendizado dos alunos. Exibição de slides, discursos, artigos, posters e revistas fornecem um bom parâmetro para avaliar os conteúdos aprendidos pelos alunos.

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