on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como escrever tramas de histórias de terror

Atualizado em 21 novembro, 2016

Pense em um psicopata demente, um grupo de adolescentes inocentes e misture-os com muito sangue. Assim, você vai acabar tendo uma história de terror padrão e clichê. Iniciar sua história com "Era uma noite escura de tempestade" também é uma má ideia. Essa frase conhecida no romance inglês "Paul Clifford", do século 19, agora é comicamente usada como a forma de não iniciar uma história. O gênero terror pode parecer inicialmente fácil de ser escrito. No entanto, escrever bem uma trama desse gênero não é tão simples assim.

Instruções

Boas histórias de terror têm uma trama forte (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Pense sobre os lugares, coisas e pessoas que farão parte da história. O que se esconde na escola abandonada? E se o cortador de grama ligar sozinho? O que o velho vizinho cultiva em seu jardim? Concentre-se em um elemento-chave que pode ser usado para fazer com que as coisas mudem de rumo. Depois de ter esse elemento, torne-o a espinha dorsal da trama e organize o resto da história.

    Loading...
  2. Crie um vilão verossímil (antagonista), dando-lhe uma razão para ser assim. A maioria dos antagonistas em histórias de terror têm problemas psicológicos profundos. Isso geralmente alimenta a trama. Passe algum tempo pesquisando e desenvolvendo o passado torturante do seu antagonista. Isso dará suporte ao seu enredo.

  3. Planeje quem será o seu herói (protagonista) e um elenco de personagens de apoio. Coloque-os na situação criada e deixe-os interagir uns com os outros. O protagonista geralmente tem um grupo de amigos que pode ser usado ​​não só como cadáveres, mas como um dispositivos do enredo para estabelecer um vínculo emocional entre o protagonista e o público.

  4. Escreva uma conclusão lógica que forneça o clímax de sua trama em um confronto verossímil entre o antagonista e o protagonista da história. Satisfaça seu público com uma conclusão justa para cada personagem. Você pode optar por manter a conclusão em aberto, principalmente se estiver pensando em criar uma sequência.

Loading...

Dicas

  • Escreva temas realistas e evite clichês. Quantas vezes você já leu um romance de terror ou assistiu a um filme do gênero no qual o antagonista continua a voltar dos mortos? Se sua história não incluiu elementos de ficção científica, não as inclua de repente apenas para explicar o reaparecimento de seu antagonista já morto. Seu público sabe o que é realista e o que não é.
  • Mantenha-se no gênero escolhido. Se estiver escrevendo um terror-comédia como o filme "Todo mundo em pânico", mantenha esse tipo de história do início ao fim. Da mesma forma, se surgir inesperadamente muito humor ou farsa em uma história séria, você e o conto podem perder a credibilidade com o público.

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...