Educação e ciência

Como escrever um trabalho universitário de dez páginas em uma noite

Escrito por ehow contributor | Traduzido por joan diaz

Embora você tente evitar a procrastinação na universidade, às vezes acabará tendo que escrever um trabalho longo em um curto espaço de tempo. O truque para escrever um trabalho universitário em algumas horas é subdividi-lo em seções. Desse modo, você vai escrever alguns trabalhos curtos ao invés de um maior. Siga lendo para saber como.

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Instruções

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    Determine o assunto de seu trabalho de dez páginas. Essa é a parte mais importante do processo noturno, pois você vai querer um assunto que seja abrangente o bastante para cobrir dez páginas, mas detalhado o suficiente para subdividir em três ou quatro seções distintas. Não brinque com o tempo nessa seção.

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    Subdivida o tópico em seções. Considere como vai escrever um trabalho de duas ou três páginas para cada seção, dependendo de quantas resolveu fazer. A beleza dessa técnica é que você pode considerar cada uma delas como independente e, assim, desenvolvê-las como trabalhos diferentes.

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    Escreva uma introdução longa e detalhada. Este é um bom lugar para tentar usar o máximo de espaço possível. Se sua introdução for precisa o suficiente, poderá até tomar uma página inteira. Lembre-se de destacar cada uma das suas seções na introdução.

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    Escreva cada seção do trabalho. Considere cada uma como um trabalho separado. Escreva sua introdução, corpo e conclusão. Como cada seção é distinta das outras, você pode incluir um cabeçalho para cada uma. Centralize e separe-o do texto por alguns espaços. O espaçamento e títulos podem tomar uma boa região da página.

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    Considere usar citações em bloco. A maioria dos professores, obviamente, reconhece o uso destes para "encher linguiça" ou usar o espaço da página sem dizer nada conciso. No entanto, se as citações em bloco forem ligadas diretamente ao assunto abordado pelo trabalho e os discutir em detalhes, nenhum professor poderá criticá-lo por usá-las.

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    Use notas de rodapé. Se for citar uma fonte ou tiver comentários adicionais para fazer sobre alguma parte de seu trabalho, poderá usar uma boa parte do espaço da página na parte das notas de rodapé. Apenas se assegure de não exagerar nesse quesito. Essas seções não devem nunca ser maiores do que o conteúdo do trabalho em si.

Dicas & Advertências

  • Essa técnica depende de um assunto suficientemente "grande". Tenha certeza de que tem algo a dizer sobre ele e que este tem várias facetas que você pode separar em seções.
  • Se seu trabalho for longo, mas não o bastante, pense em usar o "espaçamento de caracteres" em seu editor de texto. Você pode aumentar o espaço entre as letras e sinais de pontuação em um ou dois espaços, o que toma uma maior região da página, mas não deixa com cara de truque para enrolar o leitor.
  • Lembre-se de não cometer plágio. Cite suas fontes e nunca copie um texto diretamente de nenhuma delas.
  • Aumentar o tamanho da fonte ou da margem não são opções viáveis para aumentar o comprimento de trabalhos universitários. Os professores já conhecem esse truque e não aceitam mais trabalhos com fonte maior do que tamanho 14 e margens de 1,5 centímetros.

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