Espécies de formigas mortais

Escrito por laura kalinowski Google | Traduzido por vivian rocha
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Espécies de formigas mortais
A formiga comum encontrada em casas é incômoda, mas não mortal (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)

Formigas são normalmente associadas a estragos em piqueniques de verão, mas existem algumas espécies podem ser realmente mortais para humanos. Embora a maioria delas vivam em áreas isoladas do mundo, é importante estar consciente do risco quando encontrar esses insetos.

Outras pessoas estão lendo

Siafu - Formigas africanas

Numa colônia normal de formigas africanas, nativas da Nigéria e do oeste africano, existem mais de 20 milhões de membros. Elas são conhecidas por correrem pelas savanas da África comendo tudo que acham pelo caminho. Cerca de 20 a 50 pessoas, normalmente os mais novos ou mais velhos, morrem todo ano de asfixia após encontrá-las. Para evitá-las, permaneça em áreas populosas durante as secas, e mantenha-se sempre em alerta.

Espécies de formigas mortais
Formigas africanas não são venenosas, mas são muitas (Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Formiga-lava-pé

As formigas lava-pés são encontradas no sul dos Estados Unidos e nas Américas Central e do Sul. Elas fazem seus ninhos na areia ou em terra fofa, o que significa que frequentemente são encontradas ao longo de árvores ou na beira da praia. Se o ninho for pisado, ou as formigas se irritarem, ela irão contra-atacar com uma mordida dolorosa que parece uma queimadura. Uma só picada ou uma série delas pode ser tratada rapidamente, porém, um formigueiro pode ser mortal. Cerca de 150 pessoas morrem todos os dias por causa da mordida das lava-pés. Quando for à praia, cheque a área próxima à cadeira ou toalha para ter certeza de que nenhuma colônia será pisada.

Espécies de formigas mortais
Lava-pés causam danos significados às colheitas anualmente (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Formigas dorylus

Ela é nativa das densas florestas africanas e sua mordida é conhecida como uma das mais mortais e dolorosas, literalmente tirando sangue a cada picada. Normalmente, só atacam animais selvagens ou humanos que por acaso parem para descansar perto de seu formigueiro. Quando juntas, uma colônia dessas formigas pode pesar mais de 10 toneladas. Além das feridas superficiais, uma vez que a presa está suficientemente fraca, ela rasteja pelo esôfago e sufoca a vítima. É importante se manter atento durante caminhadas nas florestas da África, e só pare para descansar em áreas aprovadas por um guia.

Espécies de formigas mortais
As formigas dorylus têm uma mandíbula forte para morder (Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Formiga buldogue australiana

Formigas buldogue parecem vespas sem asas, de acordo com o canal National Geographic, e os ferozes insetos realmente possuem mandíbulas serrilhadas. Essas formigas são particularmente perigosas devido à capacidade de causar uma reação alérgica em alguns humanos quando os mordem. Elas também possuem uma visão superior à da maioria dos insetos, o que as dá uma vantagem predatória. Tenha cuidado quando viajar em áreas desertas cobertas de grama próximas a Sydney, na Austrália, para evitar essas colônias.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível