Especificações de ajuste da embreagem de uma Sportster 1200 Custom

Escrito por don davis | Traduzido por rafael ferreira
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Especificações de ajuste da embreagem de uma Sportster 1200 Custom
Uma Harley-Davidson Sportster (Rick Diamond/Getty Images Entertainment/Getty Images)

Os procedimentos de ajuste e peças da embreagem em todas as Sportsters e Big Twins da Harley-Davidson fabricadas a partir de 1990 são idênticos. Uma vez que você aprenda como ajustar a embreagem da sua moto, poderá ajustar a de qualquer Harley recente. Com um pouco de visão em pelo menos um olho e a menor inteligência prática, você verá rapidamente como ajustar a embreagem em qualquer dessas motos feitas desde a Segunda Guerra Mundial. Há apenas duas especificações para esse ajuste na Sportster 1200 Custom. A primeira é: ajuste a folga da manete da moto para um oitavo de polegada (3,17 mm). A segunda é: afrouxar o parafuso ajustador em meia volta. É assim que se faz.

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Porca ajustadora do cabo da embreagem

Apoie a Sportster sobre um macaco para motos ou prenda a roda da frente em um calço ou trava para rodas a fim de que a moto fique completamente na vertical. Passe a mão pelo cabo conectado à embreagem até que seus dedos encontrem uma coifa de borracha preta em forma de sanfona. Puxe essa coifa para expor uma porca curta chamada "porca ajustadora do cabo da embreagem" e uma porca longa chamada "contraporca ajustadora do cabo". Utilizando as duas mãos, use uma chave de boca para girar ambas as porcas em direções opostas.

Afrouxe o cabo da embreagem

Remova a chave de boca quando as porcas estiverem soltas. Gire a pequena porca ajustadora do cabo da embreagem com os dedos até que esteja no topo da rosca e o cabo da embreagem esteja completamente solto. Puxe a luva preta na parte superior do cabo de embreagem, próximo à manete, do compartimento onde fica a embreagem. Pulverize lubrificante de cabos na luva para que escorra pelo comprimento do cabo.

Remova a proteção derby

Desenhe duas linhas transversais sobre a proteção derby (uma proteção da embreagem contra poeira presente nessas motos) que se estendam até a proteção primária utilizando um lápis oleoso ou algo similar para que você possa colocar a proteção derby exatamente na mesma posição depois. Remova os seis parafusos sextavados que prendem a proteção derby na proteção primária com uma chave de soquete e um soquete sextavado. Remova a proteção. Remova a gaxeta e jogue-a fora.

Ajuste a embreagem

Separe as placas da embreagem apertando seu parafuso de ajuste, exatamente no centro dela, com uma chave sextavada. Afrouxe o parafuso de ajuste pelo menos quatro voltas. Aperte-o devagar até que chegue ao fundo. Afrouxe-o em meia volta.

Recoloque a proteção derby

Coloque uma nova gaxeta de proteção derby no interior da proteção para que a marca vermelha da Harley fique de frente para a embreagem. Alinhe os buracos da gaxeta e da proteção. Coloque a proteção derby na posição exata em que estava quando foi removida utilizando as marcas feitas anteriormente como guia. Coloque e aperte todos os seis parafusos da proteção com a chave de soquete e o soquete sextavado.

Ajuste o cabo da embreagem

Aperte novamente a porca ajustadora do cabo da embreagem até que se assente em seu compartimento e não haja folga na manete da embreagem. Afrouxe a porca ajustadora em meia volta por vez até que haja um oitavo de polegada (3,17 mm) de folga na manete antes que se sinta tensão. Imobilize a porca ajustadora com uma chave de boca e, simultaneamente, aperte a contraporca com uma segunda chave de boca até que as duas porcas se toquem confortavelmente. Coloque a coifa em seu lugar.

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