Especificações da turbina Garrett VNT-15

Escrito por sean russell | Traduzido por thiago andre scarani
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Especificações da turbina Garrett VNT-15
A Garrett VNT-15 foi usada em muitos modelos Audi e Volkswagen a diesel (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

Em 1936, Cliff Garrett começou a fabricar turbocompressores em Los Angeles, Califórnia. Originalmente, a Garrett Corporation fabricava-os para um único cliente. Desde então, Audi, BMW, DaimlerChrysler, Fiat, Ford, Peugeot, Renault, Saab e Volkswagen utilizam produtos Garrett em seus veículos. Segundo dados de 2011, a Honeywell colabora com a Garrett Corporation. O turbocompressor Garrett VNT-15 foi um dos muitos produtos feitos para os motores a diesel da Audi e da Volkswagen. Este modelo é o equivalente europeu ao turbocompressor americano Garrett GT-15, e foi usado por VW e Audi em seus motores TDI fabricados entre 1999 e 2003.

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Função VNT

VNT significa "variable nozzle turbine", turbina de bico variável. De acordo com a Honeywell, o turbocompressor Garrett VNT ajusta a seção da garganta de gasolina, na entrada da roda de sua turbina. Em velocidades baixas, o sistema VNT a estreita, para aumentar a pressão e a potência da turbina. De forma geral, os canais do turbo que direcionam os gases do escape são estreitados, gerando uma taxa de fluxo maior que, por sua vez, aumenta a velocidade de giro do turbo. Em velocidades altas, o sistema VNT aumenta essa seção de garganta para balancear a pressão do turbo, diminuindo o giro e reduzindo as probabilidades de falha do sistema. O VNT-15 não utiliza uma válvula de descarga, devido à sua geometria variável. Os gases de descarga produzidos nas portas de combustão do motor passam através da turbina continuamente.

Aplicações

Entre 1991 e 2003, a Garrett fez 13,2 milhões de turbocompressores VNT. Mais especificamente, os Garrett VNT-15 foram utilizados pelos Volkswagen Golf TDI de 1999 a 2003, Jetta TDI de 1999 a 2003 e Beetle TDI de 1998 a 2003, além dos primeiros modelos americanos do Audi A4 ALH TDI. Este modelo era utilizado nos motores Volkswagen e Audi TDI europeus que produziam até 100 cv. A Volkswagen recomenda substituir as linhas de alimentação de óleo ao instalar um turbo VNT-15. As linhas de alimentação de óleo antigas restringem o fluxo, o que pode causar falhas no turbo devido à falta de circulação do óleo.

Especificações técnicas

O VNT-15 possuía número de referência do fabricante 7683315002S e código de equipamento original 038253019C. O turbocompressor de geometria variável sustenta suavemente 18 PSI e, sob pressão máxima, produz 20 PSI. O preço varia de acordo com a loja. A Exalt Motorsports o vende, novo, pelo equivalente a R$ 1690, enquanto a Kinetic Motorsports o faz pelo equivalente a R$ 1638, e a idparts.com o vende pelo equivalente a R$ 1678. O equivalente norte americano, o Garrett GT-15, produzia até 18 PSI, sustentando 15 PSI, em aplicações a diesel Audi e Volkswagen de até 90 cv.

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